• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • SUS deve começar a substituir método de detecção do HPV no mês de maio

SUS deve começar a substituir método de detecção do HPV no mês de maio

Novo exame molecular RT-PCR é capaz de identificar a presença do vírus antes do surgimento de lesões, tornado o tratamento mais efetivo

Por Da Redação
Ás

Atualizado
SUS deve começar a substituir método de detecção do HPV no mês de maio

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Sistema Único de Saúde (SUS) começara a substituir o exame Papanicolau pelo teste molecular RT-PCT, para detectação do DNA do HPV, principal causador do câncer de colo do útero. A alteração deve começar no mês de maio deste ano.

O primeiro estado a contar com a mudança deve ser Pernambuco, com previsão de alcançar 435 mil mulheres em um ano, e pode se expandir para outros estados como Minas Gerais. 

Esse novo método tem 97% de sensibilidade, permite maior intervalo entre coletas, de três para cinco anos, e poderá ser adotado em toda a Atenção Primária à Saúde até 2026.

O kit utilizado, desenvolvido no Brasil pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), já foi aprovado pela Anvisa e é capaz de identificar 14 subtipos de HPV de alto risco.

O RT-PCR é capaz de identificar a presença do vírus antes do surgimento de lesões, aumentando a chance de diagnóstico precoce, diferentemente do Papanicolau, que só detecta células já alteradas. 

Estudos ainda indicam que o novo método pode identificar o HPV cancerígeno até dez anos antes do desenvolvimento da doença, tornando o tratamento mais simples e menos caro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.