Suspeita de fraude em concurso público é investigada em Salvador

Participantes registram caso na Polícia Civil no domingo (17)

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Suspeita de fraude em concurso público é investigada em Salvador

Foto: Bruno Concha / Secom

A Polícia Civil investiga a suspeita de fraude em um concurso público da Prefeitura de Salvador que seria realizado no domingo (17), na capital baiana. Segundo a PC, a ocorrência foi registrada após dez candidatos afirmarem que havia pacote de provas abertos na hora da realização do certame. Os participantes fariam a prova na Faculdade de Educação da UFBA para concorrer a vaga de enfermagem no concurso que oferece 593 vagas na área da saúde. 

“Diante do ocorrido, os candidatos se recusaram a realizar a avaliação e formalizaram a denúncia. O caso será investigado para esclarecer os fatos”, diz a nota. 

O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), responsável pela realização do concurso, disse em nota, que os candidatos assinaram ata com a informação de que não havia violação no envelope. “Todos assinaram o documento atestando a integridade do material. Ainda assim, alguns desses candidatos, totalizando 25 pessoas de um universo de quase 10 mil, optaram por abandonar a prova”, diz texto.

“Reforçando a lisura do processo, os malotes contendo as provas foram abertos na presença de três candidatos, que também assinaram a ata de coordenação, confirmando que todos os malotes estavam devidamente lacrados. Essas medidas evidenciam o compromisso do Idecan com a transparência e a isonomia entre os candidatos”, concluiu.

A Prefeitura de Salvador disse que acompanha o caso e que o Idecan “para garantir os protocolos de segurança e proteção que são exigidos para um concurso dessa natureza, como tem ocorrido nos processos seletivos municipais nos últimos anos”.

“Após o conhecimento dos fatos ocorridos na prova aplicada no último domingo (17), a Prefeitura solicitou informações ao Idecan, que foram divulgadas pelo instituto por meio de nota à imprensa. A Prefeitura segue acompanhando o caso e reitera o seu compromisso em realizar um concurso público com a devida segurança, lisura e transparência”, afirmou.

Os salários das vagas ofertadas vão de $2.250,00 a R$12.666,5. De acordo com o edital, o resultado final do concurso está previsto para 17 de fevereiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário