• Home/
  • Notícias/
  • Michel Telles/
  • Sustentabilidade em cena: projeto de galeria na CASACOR Bahia 2025 reaproveita elementos e valoriza o design consciente!

Sustentabilidade em cena: projeto de galeria na CASACOR Bahia 2025 reaproveita elementos e valoriza o design consciente!

Aos detalhes.

Por Michel Telles
Às

Sustentabilidade em cena: projeto de galeria na CASACOR Bahia 2025 reaproveita elementos e valoriza o design consciente!

Foto: Robson Nascimento

A tríade de arquitetos Celeste Leão, Frederico Jordan e Pedro Mahcario assina um dos espaços mais emblemáticos da CASACOR Bahia 2025: a Galeria de Arte Mario Britto. Instalado na antiga sala de aula da Casa Nossa Senhora das Mercês, o ambiente propõe um diálogo entre arte, arquitetura e sustentabilidade, ressignificando o uso de materiais e preservando elementos originais da edificação.

Em vez de demolir os azulejos já existentes no espaço, os profissionais optaram por uma solução engenhosa e elegante: a instalação de painéis de espelho bronze e vidro nude sobre as superfícies, preservando a história do imóvel e reduzindo o impacto ambiental. No teto, o tradicional gesso deu lugar ao Skyflow — um material feito com lã de garrafa PET reciclada, fornecido pela Trisoft. Além do apelo sustentável, o Skyflow atua como isolante acústico e cria um efeito visual impressionante, com formas sinuosas e orgânicas que acompanham a proposta estética do espaço.

Para compor o ambiente com personalidade e conforto, os arquitetos recorreram ao mobiliário da Casa Tua, que se destaca pelo design brasileiro autoral e por formas orgânicas que dialogam perfeitamente com o conceito fluido da galeria. As peças, de curvas marcantes e acabamento sofisticado, reforçam a atmosfera acolhedora e contemporânea do projeto, unindo arte, função e sustentabilidade.

A iluminação também segue o conceito fluido e sensorial, com luminárias curvas e spots estrategicamente posicionados para valorizar as obras e criar atmosferas imersivas. O resultado é um ambiente sofisticado, funcional e com forte identidade — idealizado especialmente para o galerista Mário Britto e sua galeria itinerante, que ganha, na mostra, um palco à altura de seu acervo.

O projeto reforça a importância de práticas sustentáveis na arquitetura e mostra que é possível inovar com respeito à história e ao meio ambiente, sem abrir mão da estética e da funcionalidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário