SUV da Jeep perdem potência para atender o Proconve L8
Trio de SUVs da Jeep perdem até 9cv com recalibração para atender o PL8
Para reduzir as emissões de gases poluentes na atmosfera o governo brasileiro publicou nos anos 1980 uma resolução para tornar os carros mais eficientes a longo prazo. Essa resolução afetou e muito o desenvolvimento dos carros que o consumidor iria comprar no futuro. Hoje o Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) estabelece limites cada vez mais rígidos para os limites de emissões dos veículos.
Mas quais são esses novos limites e o que muda nos veículos novos? Jeep Renegade, Compass e Commander perdem até 9cv com novas regras de emissões Proconve L8 torna mais rígidos os limites de emissões e trio da Jeep perderá 4cv com gasolina e 9cv com etanol A linha de SUVs da Jeep Compass, Renegade e Commander será a primeira afetada pelo Proconve L8, que estabele limites mais rígidos para as emissões dos veículos a combustão no páis.
O site da Jeep no Brasil exibe os novos dados de potência e o motor T270 que equipa Renegade, Compass e Commander perdeu 4cv com gasolina e 9cv com etanol. O torque não foi alterado. A Stellantis ainda não confirmou todos os detalhes técnicos das mudanças mas é certo que o desempenho e também o consumo serão afetados pela medida. A informação começou a circular na internet no início desta semana e a Jeep confirmou que os novos dados são válidos para carros produzidos a partir de janeiro em cumprimento à lei. Unidades remanescentes produzidas em 2024 manterão os padrões anteriores de 180/185cv e 27,5kgfm de torque neste motor que equipa o trio de SUVs além da Toro.
Novos números para o motor T270 flex
Agora o motor T270 turboflex (1,3 litro quatro cilindros) tem potência máxima de 176cv e 27,5kgfm de torque e não mais 185cv. A recalibração ainda não foi confirmada pela Jeep de forma oficial mas a perda de potência também deve ser confirmada na Fiat Toro equipada com esse motor bem como as versões Abarth do Fastback e Pulse. Os recém-lançados motores 2.2 turbodiesel já presente na Rampage e em breve nos demais SUVs da Jeep e na Fiat Toro não sofreram alterações bem como o 2.0 turbo a gasolina Hurricane 4 que está em algumas versões do Compass, Commander e na linha Rampage.