Taça das Bolinhas: STF forma maioria para rejeitar recurso do Flamengo
Clube carioca pede para ser reconhecido como campeão brasileiro de 1987
Foto: Divulgação/Caixa Economica
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (17) para rejeitar um pedido do Flamengo para receber a Taça das Bolinhas, troféu dado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ao primeiro pentacampeão do Campeonato Brasileiro. Na ação, o clube carioca pede para ser reconhecido como campeão brasileiro de 1987 ao lado do Sport.
No ano passado, o relator do processo, ministro Dias Toffoli, já havia negado um pedido similar do Flamengo. O clube recorreu, e agora Toffoli manteve a decisão, sendo acompanhado pelos ministros Edson Fachin e André Mendonça. Ainda faltam os votos de dois ministros no julgamento realizado no plenário virtual.
A discussão em questão é sobre o Campeonato Brasileiro de 1987, em que Flamengo e Sport reivindicam o título de campeão, em uma disputa sobre o regulamento. Em 2017, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal determinou que o Sport é o único vencedor do Campeonato Brasileiro de 1987.
No voto, o ministro Dias Toffoli argumenta que está correta a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que afirmou que o Sport já foi judicialmente declarado vencedor de 1987.