Tailândia: 1 milhão de mudas de maconha serão distribuídas gratuitamente no mês que vem
Erva é legalizada desde 2018 e, em fevereiro deste ano, foi retirada da lista de drogas controladas
Foto: Pixabay
O ministro de Saúde Pública da Tailândia, Anutin Charnvirakul, anunciou a distribuição de 1 milhão de mudas de maconha para a população de forma gratuita no mês que vem, quando as restrições serão levantadas.
O ministro sancionou, em fevereiro, uma medida que retirou a maconha da lista de drogas controladas. O consumo da erva foi legalizado em 2018 com várias restrições, que vem sendo amenizadas desde então.
As autoridades esperam que a nova indústria de maconha seja uma espécie de 'galinha de ovos de ouro' que atraia turistas estrangeiros, agora que estes estão voltando ao país após o fim das restrições geradas pela pandemia.
Quando a medida entrar em vigor, no dia 9 de junho, ficará autorizada a posse e o consumo de todas as partes da planta cannabis, inclusive suas flores e sementes. Mas o conteúdo extraído seguirá sendo ilegal se conter uma concentração maior que 0,2% do ingrediente psicoativo tetrahidrocanabinol (THC).
Não será mais necessário obter permissão para cultivar a planta, desde que seja para fins medicinais e é respeite a concentração máxima de THC. A produção em grande escala, por empresas, deverá ter uma permissão da Administração de Alimentos e Medicamentos do país para fabricar produtos derivados da cannabis – usados principalmente em medicamentos e acrescentado em alimentos.