• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Taiwan diz que estreito é 'via navegável internacional' e nega entregá-lo a China
Mundo

Taiwan diz que estreito é 'via navegável internacional' e nega entregá-lo a China

Ministério das Relações Exteriores chinês afirma 'ter soberania' sobre o local

Por Da Redação
Ás

Taiwan diz que estreito é 'via navegável internacional' e nega entregá-lo a China

Foto: Reprodução/Banco de Imagens

O Ministério das Relações Exteriores taiwanês informou nessa terça-feira (14) o Estreito de Taiwan é considerado uma “via navegável internacional” e se recusou a entregar o local à China. As informações são da Reuters.

Segundo o Taiwan, o estreito é utilizado pelo governo para dar suporte a navios de guerra dos Estados Unidos que transitam por ele.

A declaração aconteceu após a China reivindicar o desejo de exercer soberania sobre a passagem estratégica. Segundo o Ministério das Relações Exteriores da China, o país “tem soberania, direitos soberanos e jurisdição sobre o Estreito de Taiwan”.

“É uma afirmação falsa quando certos países chamam o Estreito de Taiwan de ‘águas internacionais’ para encontrar um pretexto para manipular questões relacionadas a Taiwan e ameaçar a soberania e a segurança da China”, afirmou Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, na última segunda-feira (13).

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Taiwan, Joanne Ou, afirmou, no entanto, que as declarações chinesas são falaciosas. “O Estreito de Taiwan é de águas internacionais, e as águas fora de nossas águas territoriais estão sujeitas ao princípio da ‘liberdade do alto mar’ do direito internacional”, disse a jornalistas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário