• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Talibã toma Kandahar, a segunda maior cidade do Afeganistão, e se aproxima de Cabul

Talibã toma Kandahar, a segunda maior cidade do Afeganistão, e se aproxima de Cabul

O grupo fundamentalista já possui controle de 15 das 34 capitais provinciais afegãs

Por Da Redação
Ás

Talibã toma Kandahar, a segunda maior cidade do Afeganistão, e se aproxima de Cabul

Foto: Reprodução/R7

Kandahar, a segunda maior cidade do Afeganistão, junto a outras três importantes cidades do país foram tomadas pelo Talibã nesta sexta-feira (13). O grupo fundamentalista já possui controle de 15 das 34 capitais provinciais afegãs, e países do Ocidente se preparam para esvaziar suas embaixadas. 

Além de Kandahar e de Herat, a terceira maior cidade do país, o grupo também tomou Lashkar Gah, no Sul, e Qala-e-Naw, no Noroeste, após semanas de combate. Segundo a Reuters, Firuz Koh, capital da província central de Ghor, teria se rendido sem confrontos maiores. Hoje, o grupo está a apenas 150 km de Cabul e, de acordo com a Inteligência americana, a capital pode ser tomada em 60 a 90 dias.

O Talibã passa a controlar todo o Sul do país com a tomada de Kandahar e Lashkar Gah. Toda a fronteira com o Irã também está tomada, possibilitando que o retorno do grupo ao poder após a saída dos militares internacionais seja possível.

Somente três das cidades afegãs mais importantes continuam sob as rédeas do governo: a capital, Jalalabad, perto da fronteira com o Paquistão, e Mazar-i-Sharif, que está cercada pelos fundamentalistas.

De acordo com o Programa Alimentar da ONU, a escassez de comida no país é "muito séria" e só piora. A crise apresenta todos os sinais de uma crise humanitária em potencial, após mais de 400 mil pessoas deixarem suas casas. As Nações Unidas também alerta sobre a chegada dos fundamentalista a Cabul, na qual teria um "impacto catastrófico" para a população civil, e pouco espaço para negociações. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.