Michel Telles

Tambores afro-baianos do projeto Brazil Afro Symphonic voltam ao Tamar Cultural!

Com abertura da banda Feita por Nós, apresentação será a última do ano em Praia do Forte do projeto de dinamização de espaços culturais da Fundação Projeto Tamar

Por Michel Telles
Ás

Tambores afro-baianos do projeto Brazil Afro Symphonic voltam ao Tamar Cultural!

Foto: Divulgação Assessoria

O primeiro fim de semana de novembro promete fechar com chave de ouro a edição 2023 do TAMAR Cultural em Praia do Forte. O ponto alto será o espetáculo do projeto Brazil Afro Symphonic (BAS), com Armandinho Macêdo, Olodum e Maestro Yacoce Simões, no dia 4 de novembro (sábado), 20h, que irá apresentar um repertório mundialmente reconhecido de músicas clássicas e eruditas adaptado à sonoridade dos tambores afro-baianos. O show acontece no Centro de Visitantes do Projeto Tamar em Praia do Forte, com ingressos à venda no Sympla.

OO BAS foi a atração escolhida para abrir as atividades do TAMAR Cultural no último mês de maio e, diante da grandiosidade da noite, agora retorna para encerrar a programação anual do projeto. O show traz como solista ninguém menos que o músico veteraníssimo e representante da guitarra baiana e do bandolim de 10 cordas, Armandinho Macêdo - considerado pela crítica como um dos maiores instrumentistas do Brasil. Já os tambores ficam a cargo dos jovens da Escola de Música Olodum (Olodum New Generation), enquanto o piano, arranjos e direção musical levam a assinatura do músico Yacoce Simões, que traz para o palco a experiência em inúmeros projetos, alguns deles indicados ao Grammy Latino.

A abertura da noite será com a banda Feita por Nós, que sintetiza os momentos de alegria que são vividos no Projeto Tamar na sua missão de proteção às tartarugas. Nesta edição, o TAMAR Cultural - projeto de dinamização dos espaços culturais da Fundação Projeto Tamar no Brasil – dedicou-se à valorização da música instrumental e também apresentou, no último mês de setembro, o show “Dudu Lima convida Wagner Tiso”.

A terceira edição do Tamar Cultural é apresentada pela Braskem, via Lei de Incentivo à Cultura, e conta também com o patrocínio da Unigel, com realização da Trevo Produções, Projeto Tamar, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução. Além de shows, a programação também promove oficinas de musicalização e de reciclagem que trazem como pano de fundo uma importante mensagem sobre sustentabilidade. “Incentivar as famílias a refletirem e a praticarem o descarte adequado dos resíduos, em um festival como este, reforça o papel de cada um de nós na construção de um futuro mais sustentável”, afirma Laís Campos, responsável por Marketing e Comunicação da Braskem na Bahia.

Oficinas – No mesmo dia, 4 de novembro, às 14h, está confirmada a oficina aberta ao público de Arte e Sustentabilidade, durante a qual crianças e adultos aprendem a produzir obras de arte originais a partir de materiais recicláveis, entre outros objetos sustentáveis. Quem ministra é o artista visual e graffiteiro Diogo Galvão.

No dia 8 de novembro (quarta-feira), é a vez de mais uma rodada da da Oficina de Musicalização, às 9h e às 10h30, voltada a estudantes de escolas públicas da região, realizada com materiais recicláveis. Desta vez, a atividade será conduzida pelo projeto Quabales, com o seu cofundador Marivaldo dos Santos, integrante brasileiro do show internacional STOMP.

As duas atividades acontecem no Centro de Visitantes da Fundação Projeto Tamar da Praia do Forte e têm vagas limitadas.

Sobre o Projeto Tamar 

A Fundação Projeto Tamar é uma entidade privada, sem fins lucrativos e pioneira em conservação marinha no Brasil. Criada na década de 80, sua missão é promover a recuperação das tartarugas marinhas através de ações de pesquisa, conservação e inclusão social. Atualmente, está presente em 23 localidades no litoral e ilhas oceânicas do Brasil. São mais de 1.100 quilômetros de praias monitoradas e cerca de 25 mil ninhos protegidos por ano. Visite o site para mais informações: www.tamar.org.br 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário