Tarcísio descarta disputa presidencial e confirma reeleição em São Paulo
Declaração é feita após encontro com Jair Bolsonaro em Brasília

Foto: Alan Santos/PR
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou, nesta segunda-feira (29), que não pretende concorrer à Presidência em 2026 e que buscará a reeleição no estado. A fala ocorreu em Brasília, após visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), primeira desde a condenação do ex-mandatário pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no caso da tentativa de golpe. A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles.
Segundo aliados, Tarcísio tem manifestado insatisfação com a falta de articulação da direita e com pressões do Centrão para assumir o papel de principal adversário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026. Interlocutores afirmam que esse movimento ampliou sua exposição a críticas e campanhas contrárias do PT, além de fragilizar sua posição no debate nacional.
A avaliação de um aliado é de que o governador se precipitou ao se aproximar de dirigentes como Valdemar Costa Neto (PL), Ciro Nogueira (PP) e Antonio Rueda (União Brasil) em torno de um projeto presidencial. Nos últimos dias, Tarcísio reduziu a participação em pautas de alcance nacional e concentrou a agenda em compromissos locais, em contraste com sua atuação no 7 de Setembro, quando criticou o ministro Alexandre de Moraes, do STF, em evento bolsonarista.
No encontro em Brasília, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, defendeu a união do grupo político. “Independentemente de como as coisas vão transcorrer, eu, Tarcísio e os partidos de centro-direita estaremos juntos em 2026 para recolocar o Brasil nos trilhos a partir de 2027”, afirmou.