Tarifa de água e esgoto sofrem aumento de 6,72% na Bahia
A Agersa justificou o reajuste com base na inflação de itens
Foto: Agência Brasil
A partir deste sábado (26), os consumidores na Bahia enfrentarão um aumento de 6,72% na tarifa de contas de água e esgoto. A Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) anunciou a mudança, que foi divulgada no Diário Oficial do Estado na sexta-feira (25). A taxa será aplicada de forma uniforme em todas as categorias tarifárias, com exceção da Tarifa Social, destinada a usuários inscritos no Bolsa Família.
A Agersa justificou o reajuste com base na inflação de itens relacionados aos serviços de energia elétrica, pessoal, produtos químicos e material hidráulico, além da recomposição das perdas da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) causadas pelo reajuste anunciado em maio. É importante notar que o reajuste autorizado de 6,72% é inferior à proposta inicial da Embasa, que era de 8,35%.
O aumento terá impacto nas contas com vencimento a partir de outubro deste ano, conforme o Governo do Estado informou. O valor reajustado da tarifa para o consumo de 10m³ mensais na categoria residencial normal será de R$ 45,08 para o abastecimento de água e R$ 36,06 para o serviço de esgotamento sanitário.