Economia

Tarifa diz energia elétrica deve subir 5,6% em 2023, estima Aneel

Dados foram entregues à equipe de transição do presidente eleito, Lula

Por Da Redação
Ás

Tarifa diz energia elétrica deve subir 5,6% em 2023, estima Aneel

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A tarifa de energia elétrica no Brasil deve subir 5,6%, em média, em 2023. A estimativa é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O dado foi repassado pela agência, nesta quarta-feira (23), ao grupo de Minas e Energia do governo de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esta foi a primeira reunião entre os diretores da Aneel e a equipe escolhida pelo petista.

O impacto, no entanto, vai variar para cada distribuidora de energia. Segundo as estimativas da agência, sete devem ter reajuste superior a 10%; 15 devem aumentar entre 5% e 10%; 17, 0% e 5%; e 13 distribuidoras devem ter reajuste inferior a 0%.

A diferença de percentuais se dá baseada na diferença de custos, para cada distribuidora, da compra, transmissão e distribuição de energia. Além disso, algumas empresas possuem crédito tributário, que pode ser revertido em favor do consumidor, segurando um maior reajuste.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário