Economia

Taxa de desemprego cai para 11,2% em novembro, diz IBGE

Por outro lado, há um novo recorde da população ocupada, mais de 785 mil

Por Da Redação
Ás

Taxa de desemprego cai para 11,2% em novembro, diz IBGE

Foto: Reprodução

A taxa de desemprego (11,2%) no trimestre móvel encerrado em novembro de 2019 caiu nas duas comparações: - 0,7 ponto percentual (p.p) em relação ao trimestre junho/ agosto de 2019 (11,8%) e -0,4 p.p. em relação o mesmo trimestre de 2018 (11,6%).

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (27).

A população desocupada (11,9 milhões de pessoas) teve redução das duas comparações: -5,6% (ou 702 mil pessoas a menos) em relação ao trimestre móvel anterior e -2,5% (300 mil pessoas a menos) em relação ao mesmo trimestre de 2018.

Já o número de pessoas ocupadas chegou a 94,4 milhões no período de setembro a novembro, número considerado novo recorde da série histórica e aumento de 0,8% frente ao trimestre imediatamente anterior. 

Trabalhadores subutilizados

O número de trabalhadores subutilizados, chamada a mão de obra "desperdiçada" recuou 4,2% no trimestre móvel até novembro deste ano, frente aos três meses anteriores, para 26,6 milhões de pessoas, de acordo com a Pnad Contínua. 

O indicador considera três grupos de trabalhadores: os desempregados; os empregados que gostariam e poderiam trabalhar mais horas; e as pessoas que não estão procurando emprego, mas estão disponíveis para trabalhar. 

A taxa da subutilização é de 23,3% no trimestre encerrado em novembro, abaixo da taxa de 24,3% do trimestre encerrado em agosto deste ano.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.