Taxa de investimentos sobre PIB no Brasil está entre as mais baixas dos países emergentes
Nesta ano, IBGE registrou taxa de 16,5%
Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a taxa de investimentos sobre o Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil alcançou 16,5% neste ano. Segundo o economista Gustavo Cruz, da RB Investimentos, essa taxa ficou distante dos 23,5% da média distribuída entre os 26 países emergentes.
A lista inclui economias da América Latina, Oriente Médio, Europa Oriental e Ásia. Dentro do grupo dos Brics, o Brasil está em posição movimentada, ficando atrás apenas da África do Sul, que registrou uma taxa de 16% sobre o PIB no ano passado. Em termos de desempenho, a China liderou com 42,5%, seguida pela Índia, com 31,7%, e a Rússia, com 23,5% do PIB.
Em relação aos países vizinhos, a Argentina registrou uma taxa de investimentos de 15% em 2023, ficando apenas abaixo do Brasil nesse aspecto. No Chile, o indicador fechou em 23,3%, enquanto no Peru foi de 21%. Já no México, considerado um dos maiores concorrentes do Brasil na atração de investimentos estrangeiros, a taxa alcançou 24% no ano passado.
Especialistas em infraestrutura destacam que o Brasil precisaria de um volume anual de investimentos equivalente a pelo menos 22,5% do PIB para preparar o país para um crescimento sustentável ao longo do tempo.