TCA abre inscrições para cursos de iniciação à música sinfônica
Todos os cursos são gratuitos
Foto: Antonio Queirós/GOVBA
As inscrições para a 3º e última edição dos cursos de iniciação da música sinfônica oferecidos pelo Teatro Castro Alves (TCA) seguem até o dia 10 de setembro. Os interessados devem preencher formulário disponível no site. Todos os cursos são gratuitos.
O público alvo são pessoas maiores de 15 anos, não é necessário conhecimento prévio. As aulas serão realizadas entre 18 de setembro e 15 de dezembro com encontros na modalidade online. Com isso, os cursos podem contemplar alunos de várias cidades da Bahia e do Brasil
Os cursos têm um encontro semanal, que são realizados ao vivo através da plataforma Zoom. Com duas salas por semana de cada curso, são 390 alunos contemplados no total.
São oferecidas turmas de três cursos: “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas ou às quartas, das 10h às 12h; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Seixas, às terças, das 19h às 21h, ou às quintas, das 10h às 12h; e “Iniciação à flauta doce”, com Uibitu Smetak, às terças ou às sextas, das 10h às 12h30. Os três professores são músicos vinculados à Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).
O candidato só poderá se inscrever em uma das turmas disponíveis e não serão validadas inscrições de quem já participou de cada curso. Finalizadas as inscrições, os participantes receberão por e-mail retorno sobre a vaga até o dia 15 de setembro, devendo confirmar o interesse.
A linguagem musical da orquestra sinfônica
Com Alexandre Loureiro
Turma 1: segundas-feiras, das 10h às 12h, de 18 de setembro a 20 de novembro
Turma 2: quartas-feiras, das 10h às 12h, de 20 de setembro a 29 de novembro
80 vagas por turma (inscrição sujeita à lotação)
Pré-requisito: maiores de 15 anos
Com objetivo de introduzir o público leigo ao universo da música de concerto, o curso foca na apreciação de obras criadas para orquestra sinfônica e em seus instrumentos. São abordados os elementos da música, as características dos instrumentos de uma orquestra, o papel do maestro, os elementos e sinais básicos constitutivos de uma partitura musical, dentre outros temas, visando a audição musical consciente. O curso não objetiva a formação de músicos, mas também é de grande proveito para quem já o é ou deseja ser. O professor e violinista Alexandre Loureiro, bacharel em Música, possui larga vivência em música orquestral, tendo atuado durante muitos anos na OSBA.
Grandes compositores da música clássica
Com Karina Seixas
Turma 1: terças-feiras, das 19h às 21h, de 19 de setembro a 5 de dezembro
Turma 2: quintas-feiras, das 10h às 12h, de 21 de setembro a 7 de dezembro
80 vagas por turma (inscrição sujeita à lotação)
Pré-requisito: maiores de 15 anos
O curso trata da trajetória de vida de grandes mestres compositores da música clássica e suas principais obras, levando o participante a uma viagem histórica e ampla para conhecer os nomes fundamentais deste universo. Os compositores que serão apresentados são: Haydn, Mozart, Beethoven, Mendelssohn, Brahms e Tchaikovsky. Karina Seixas, professora de orquestra, é formada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Arteterapia (IJBA). Integra a OSBA desde 2000 e promove o projeto “A música e os seus segredos” desde 2011.
Iniciação à flauta doce
Com Uibitu Smetak
Turma 1: terças-feiras, das 10h às 12h30, de 19 de setembro a 5 de dezembro
Turma 2: sextas-feiras, das 10h às 12h30, de 22 de setembro a 15 de dezembro
35 vagas por turma (inscrição sujeita à lotação)
Pré-requisito: maiores de 15 anos que possuam flauta doce (germânica ou barroca)
O curso destina-se a pessoas que desejem adquirir capacitação elementar em música. Durante as aulas, participantes recebem noções de execução de um instrumento musical (a flauta doce), assim como instrução em teoria musical, percepção e literatura musical (música de concerto). Tem por objetivo capacitar indivíduos com conhecimento musical prático e teórico em nível elementar, como enriquecimento cultural, e lhes oferecer a prática musical enquanto diletantes, visto que um curso profissionalizante seria de maior complexidade e ultrapassaria o escopo desta ação que visa, antes de tudo, um enriquecimento global do indivíduo através da musicalização, e não a formação profissional em música. O projeto justifica-se pela sua importância enquanto veículo de incentivo à aquisição cultural através da arte da música. Uibitu Smetak é violinista da OSBA.