TCU fará uma auditoria em 4.161 boletins de urna que serão sorteados daqui a uma semana

O tribunal já analisou a integridade das urnas eletrônicas três vezes

Por Da Redação
Ás

TCU fará uma auditoria em 4.161 boletins de urna que serão sorteados daqui a uma semana

Foto: Reprodução/ CB

Para atestar a veracidade dos dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Tribunal de Contas da União (TCU) fará uma auditoria em 4.161 boletins de urna, que serão sorteados daqui a uma semana. 

De acordo com o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, o tribunal vai usar os boletins de urna impressos e anexados na porta de cada sessão eleitoral no dia da votação. Esses boletins são os extratos emitidos por cada urna no dia da votação.

Será a partir desses documentos que o TCU vai verificar se os 4.161 boletins impressos correspondem às informações organizadas pelo TSE e divulgadas na totalização de votos.

O relatório de auditoria só será divulgado pelo TCU em novembro. Com a demora do resultado da auditoria principal, os auditores do TCU decidiram fazer uma checagem paralela e de forma presencial em um número reduzido de urnas eletrônicas.

Durante a votação, dois auditores do tribunal irão presencialmente a 20 sessões eleitorais em cada uma das 27 capitais para capturar a imagem dos boletins de urna divulgados no local. A sessão eleitoral será escolhida de forma aleatória pelos servidores públicos. Serão 540 boletins enviados à sede do TCU, em Brasília, onde uma equipe de auditores de plantão vai analisar, a partir das 17h do domingo (2) horário do encerramento da votação do primeiro turno em todo o país.

O tribunal já analisou a integridade das urnas eletrônicas três vezes, e deu parecer favorável à segurança do processo eletrônico de votação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário