• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Te Deum marca abertura dos festejos pelos 202 anos da Independência do Brasil na Bahia

Te Deum marca abertura dos festejos pelos 202 anos da Independência do Brasil na Bahia

A celebração será presidida nesta terça-feira (1º) pelo Arcebispo de Salvador, Dom Sergio da Rocha

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Te Deum marca abertura dos festejos pelos 202 anos da Independência do Brasil na Bahia

Foto: Sara Gomes / Arquidiocese de São Salvador da Bahia

A Arquidiocese de Salvador dará início às celebrações cívico-religiosas pelos 202 anos da Independência do Brasil na Bahia com a tradicional cerimônia do Te Deum, nesta terça-feira (1º). A celebração será presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, às 9h, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, localizada na Praça Quinze de Novembro, no Centro Histórico.

O Te Deum, expressão em latim que significa “A Ti, ó Deus”, é um hino de louvor tradicionalmente entoado em ocasiões solenes, como forma de agradecimento e súplica. Presente na Liturgia das Horas, ele foi composto no ano de 387, em Milão, por Santo Ambrósio e Santo Agostinho, por ocasião do batismo deste último. A primeira estrofe do hino já anuncia o espírito da celebração: “A Ti, Deus, louvamos, a Ti, Deus, cantamos. A ti, Eterno Pai, adora toda a terra”.

A cerimônia do Te Deum integra a programação oficial das comemorações da Independência do Brasil na Bahia, celebrando o marco histórico de 2 de Julho de 1823, quando as forças brasileiras consolidaram a separação definitiva de Portugal no território baiano. A presença da Igreja neste momento simboliza a união entre fé e história, reforçando a dimensão espiritual da luta pela liberdade e soberania do povo brasileiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário