Tebet descarta interromper obras do PAC e programas sociais para promover corte de gastos
Fala da ministra acontece em um momento em que o governo discute alguns bloqueios no Orçamento para equilibrar as contas públicas
Foto: Reproduçã/CanalGov
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, descartou a ideia de interromper programas sociais e obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) já iniciadas. Uma possível interrupção afetaria, principalmente, as áreas de saúde e educação. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18).
A fala da ministra acontece em um momento em que o governo discute alguns bloqueios no Orçamento, com o intuito de equilibrar as contas públicas. Nesta quinta-feira, inclusive, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com ministros no Palácio do Planalto para discutir cortes no Orçamento.
"Não tem nenhuma, nenhuma sinalização, nenhuma, de que o PAC, especialmente na área da educação e da saúde, vai ter corte", disse Tebet ao programa "Bom Dia, Ministra" do CanalGov.
Além de Tebet, estão previstos para comparecer à reunião os ministros da Casa Civil, Rui Costa; da Fazenda, Fernando Haddad; e da Gestão, Esther Dweck.
O governo busca com meta zerar o déficit fiscal ainda em 2024. Isso significa igualar despesas e receitas, sem gastar mais do que é arrecadado para os cofres públicos.