Tebet diz que bloqueio no Orçamento é resultado de arrecadação que surpreende
Na semana passada, Executivo revelou contingenciamento de R$ 2,9 bilhões
Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou no sábado (23), que o bloqueio abaixo do esperado no Orçamento da União é resultado de uma arrecadação que “tem surpreendido”. Ela concedeu entrevista a jornalistas após participar do lançamento do livro de Lu Alckmin, esposa do vice-presidente Geraldo Alckmin, em São Paulo.
O primeiro relatório bimestral de avaliação de despesas e receitas do ano, divulgado na sexta-feira (22), revela um contingenciamento de R$ 2,9 bilhões. Essa medida tem como objetivo cumprir o limite de despesas previsto na nova regra fiscal do país e será aplicada nos gastos não obrigatórios.
Tebet também ressaltou que o bloqueio orçamentário demonstra o compromisso do governo com a responsabilidade fiscal. No entanto, ela enfatizou a preocupação com o aumento das despesas obrigatórias, especialmente relacionadas à Previdência Social. Para lidar com essa questão, o Executivo está conduzindo levantamentos para identificar possíveis fraudes e erros. “Vamos estar sempre de olho para que não haja perda de arrecadação”, disse a ministra.