Tecnologia para combater o ruído excessivo dos veículos é testada nas ruas de Curitiba (PR)
O detector de ruídos capta imagens e amostras de som emitidas

Foto: SMCS/Reprodução
Uma tecnologia para combater o ruído excessivo dos veículos, desenvolvido pela empresa de fiscalização e gestão de trânsito Perkons em parceria com o Setran (Superintendência de Trânsito) está sendo testada nas ruas de Curitiba (PR).
O detector de ruídos da Perkons capta imagens e amostras de som emitidas pelo sistema de escapamento dos automóveis, junto com o equipamento convencional que mede a velocidade.
A iniciativa de testar a ferramenta partiu da própria população da capital paranaense em virtude do excesso de barulho nas vias, ressalta a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella.
O plano é usar os dados do radar para identificar os tipos de veículos mais barulhentos e os horários que mais rodam na cidade para reforçar a fiscalização, acrescentou a superintendente.
Vale ressaltar que por ser algo novo no país, o sistema ainda não pode ser utilizado como base para multar os motoristas. Primeiro, será preciso conseguir a autorização de entidades como o Instituto Nacional de Metrologia e o Inmetro (Qualidade e Tecnologia).