Temer defende acusação de envolvidos no 8 de janeiro e recomenda 'dosagem das penas'
Ex-presidente afirma que ato 'não foi apenas uma agressão a prédios públicos, foi agressão aos Poderes’

Foto: Reprodução/Cesar Itiberê/PR
O ex-presidente Michel Temer defendeu, em uma entrevista ao programa Canal Livre, da Band, a acusação de envolvidos nos ataques do dia 8 de janeiro, e opinou que o Supremo Tribunal Federal (STF) deve repensar as penas atribuídas aos julgados.
"Eu acho que o mais útil seria que o próprio Supremo Tribunal Federal fizesse uma nova dosagem das penas. Porque não foi apenas uma agressão a prédios públicos, foi agressão aos Poderes”, afirmou Temer, em um trecho da entrevista.
Temer também comentou as críticas sobre o STF ser responsabilizado por julgar todas as instâncias do ataque. "A culpa não é do Supremo, a culpa, na verdade, foi da Constituinte. Nós trouxemos tudo para o texto constitucional. E, portanto, tudo vai parar no Supremo Tribunal Federal”, disse.
Por fim, o ex-presidente opinou que caberá ao STF concluir os julgamentos acerca do 8 de janeiro, ao considerar que seria difícil modificar o texto constitucional. Em contraponto, ele reconhece a importância de que nenhum Poder assuma as competências dos demais.
Temer afirmou que caso fosse presidente atualmente, optaria pela implementação do sistema de governo semipresidencialista, e acrescentou que o país precisa de programas eficazes para promover áreas precária, como educação e segurança pública.
A entrevista com Michel Temer, no programa Canal Livre, da Band, deve ser veiculada na íntegra às 20h30 deste domingo (11).