• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Temperaturas máximas no Brasil aumentaram em até 3ºC em 60 anos, diz INPE
Brasil

Temperaturas máximas no Brasil aumentaram em até 3ºC em 60 anos, diz INPE

Levantamento aponta altas das temperaturas máximas entre 1961 e 2020

Por Da Redação
Ás

Temperaturas máximas no Brasil aumentaram em até 3ºC em 60 anos, diz INPE

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), na quinta-feira (17), apontou que as temperaturas máximas aumentaram em até 3°C em algumas regiões do Brasil em 60 anos, entre 1961 e 2020.

De acordo com o INPE, foram observadas alterações de até 1,5°C na maior parte do território nacional. Elas estão sinalizadas nas cores amarelo claro e escuro.

As manchas vermelhas mais escuras indicam aumento das temperaturas máximas entre 2,5°C e 3°C. Esse índice atinge principalmente o interior do Nordeste e no noroeste da região Norte. Já o Centro-Oeste e Sudeste são regiões com aumento acima de 1,5°C.

Confira o mapa abaixo


O mês de julho registrou recordes nos índices no mundo. No dia 5, a temperatura no planeta Terra foi de 17,18°C, segundo dados do governo dos Estados Unidos. Antes disso, o maior registro era de 16,92°C, em 2016. A onda de calor foi sentida principalmente na Europa e na América do Norte, provocando consequências fatais nos Estados Unidos e no México.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário