Tempo de espera por carro elétrico cai na Europa mas consumidor está desconfiado
Alto custo da energia preocupa quem já fez a transição para o carro elétrico

As montadoras apontam que a eletrificação é um caminho sem volta. E na Europa o consumidor vem sendo praticamente forçado a migrar para um carro que não consuma combustível fóssil. Mas enquanto o tempo de espera por um carro elétricou caiu na Europa o consumidor está preocupado e reticente a respeito dessa tecnologia.
Uma pesquisa publicada no jornal Express UK britânico mostra que apesar do tempo de espera 13% menor a maioria dos consumidores está preocupada com o custo da energia nos principais países como Alemanha, Inglaterra e França.
O preço da energia na Europa vive o seu pior momento na história. Após a crise gerada pela pandemia o custo da eletricidade subiu consideravelmente. Hoje o custo médio da energia está em torno de 1.000 euros (US$ 999,80) por megawatt-hora nos países mais desenvolvidos da Europa. Empresas como Shell, Rystad e Uniper pedem a União Europeia uma ajuda em forma de incentivos por conta do inverno rigoroso que aumenta a demanda por energia. No caso dos automóveis nao é diferente.
Só na Alemanha a conta de luz cresceu 43% neste ano. Na França o governo de Emmanuel Macron limitou o aumento de preços em 15% mas a medida sem base econômica vem preocupando as operadoras de energia. No caso do Reino Unido o custo da energia elétrica subiu na ordem de 80% e isso impacta diretamente no interesse por carros movidos a eletricidade.
A Tesla por exemplo está oferecendo cerca 7 mil euros de desconto em seus modelos para incentivar as vendas. Embora pesquisa da Fortune Business tenha indicado um crescimento acima dos 25,4% nas vendas para os próximos cinco anos a manutenção do carro é o que preocupa.
A Toyota foi na contramão da tendência dos elétricos. Kio Toyoda, CEO da Toyota, disse nesta semana que na tendência de eletrificação total não é algo irrefutável. O executivo disse que determinados clientes e mercados terão uma evolução mais lenta.
Pesquisa divulgada pela CNBC nesta semana mostrou que 76% de um grupo de 915 executivos de vários países apontam preocupação com a tendência dos carros elétricos e do crescimento da economia na Europa e Estados Unidos. Nos caso da América do Norte a preocupação chega a 84% do universo pesquisado. Os executivos acreditam que a Tesla será líder nesse mercado nos próximos 7 anos e um grupo menor acredita que a Audi é que irá liderar as vendas de modelos eletrificados.