Brasil

Temporais no RS: Número de vítimas ultrapassa 85

Mais de um milhão de pessoas foram afetadas, segundo o governo gaúcho

Por Da Redação
Ás

Temporais no RS: Número de vítimas ultrapassa 85

Foto: Reprodução/ Diego Vara

Em decorrência das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a última semana, o número de mortos subiu para 85 vítimas. Segundo o relatório divulgado pela Defesa Civil na última segunda-feira (6). O estado contabiliza ainda 339 feridos e 134 desaparecidos.

Outras quatro mortes também estão sendo investigadas para saber se teve ou não relação com as chuvas. 

Ao todo, 385 municípios foram atingidos pelas ocorrências climáticas. Mais de um milhão pessoas foram afetadas em todo o estado. Dessas, 153.824 estão desalojadas e 47.676 foram para abrigos temporários.

O governo do estado efetuou um balanço, de acordo com ele, ao menos 750 mil clientes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) da estão sem abastecimento de água. Isso corresponde a 26% do total de clientes. Há ainda cerca de 270 mil clientes da RGE Sul sem energia elétrica, o que equivale a 8,8% do total.

As chuvas que atingem o estado desde a semana passada afetaram 789 escolas em 216 municípios. Mais de 273,1 mil estudantes foram impactados. Já às rodovias, o estado ainda tem 99 trechos com bloqueios totais ou parciais.

Confira o nível dos rios:

  • Guaíba – Porto Alegre – 5,28 metros
  • Rio Taquari – Estrela – 19,66 metros
  • Rio Taquari – Muçum – 9,59 metros
  • Rio Caí – Feliz – 4,02 metros
  • Rio Uruguai – Uruguaiana – 9,21 metros

Novo alerta vermelho

Um novo alerta vermelho de grande perigo para tempestades na região sudeste do Rio Grande do Sul foi emitido na segunda-feira (6) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O alerta é válido até o meio-dia da próxima terça-feira (7). Segundo o Inmet, a previsão é de acumulados de chuva superiores a 100 milímetros por dia, além de ventos de mais de 100 km/h e queda de granizo. Há “grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário