Tenistas russos e bielorrussos são proibidos de competir em Wimbledon
A medida foi tomada por conta da invasão russa à Ucrânia, que se iniciou no dia 24 de fevereiro

Foto: Reprodução/Pexels
Jogadores de tênis russos e belarussos foram proibidos pelos organizadores de Wimbledon de realizar partidas durante o terceiro Grand Slam do ano, que está marcado para começar em 27 de junho. A medida foi tomada por conta da invasão russa à Ucrânia, que se iniciou no dia 24 de fevereiro e divulgada em comunicado, nesta quarta-feira (20).
“É nossa responsabilidade desempenhar nosso papel nos esforços generalizados do governo, indústria, instituições esportivas e criativas para limitar a influência global da Rússia através dos meios mais fortes possível", afirmaram os gestores.
Anteriormente, o Kremlin havia dito que a proibição de jogadores russos "é inaceitável". Dmitry Peskov, porta-voz do governo, falou sobre a proibição dos russos no torneio: “Fazer atletas vítimas de algum tipo de preconceito político, intrigas, ações hostis ao nosso país é inaceitável. Só podemos expressar arrependimento aqui”, disse a repórteres.
“Considerando que a Rússia é afinal um país de tênis muito forte, nossos tenistas estão nas primeiras linhas do ranking mundial, a própria competição sofrerá com sua remoção”, pontuou.
Para finalizar, Peskov disse que gostaria de desejar que "os caras façam tudo para não perder a forma e não perder sua classe mundial de tênis".
De acordo com a CNN, a All England Lawn Tennis Club (AELTC), que organiza e sedia o evento, afirmou que estava “continuando a se envolver em discussões com o governo do Reino Unido, a LTA (Lawn Tennis Association) e os órgãos governamentais internacionais da tênis” em relação à participação de jogadores russos e belarussos.
A proibição impede que vários jogadores de alto escalão compitam no icônico Grand Slam de quadra de grama. Quatro homens russos, incluindo o número dois do mundo e atual campeão do US Open, Daniil Medvedev, estão atualmente classificados entre os 30 melhores do ATP Tour. A Rússia tem cinco mulheres no top 40 do ranking do WTA Tour. Aryna Sabalenka, de Belarus, está atualmente em quarto lugar no mundo e foi semifinalista de Wimbledon no ano passado, enquanto a compatriota Victoria Azarenka, ex-número um do mundo, está atualmente em 18ª.
Ainda segundo decisão, jogadores individuais podem competir nos circuitos ATP e WTA, mas não sob o nome ou a bandeira de seus países.