Tentativa de golpe não teria acontecido sem Bolsonaro, diz Lula
Petista comentou operação da PF para apreender passaporte de ex-presidente, prender ex-assessores e fazer buscas contra aliados
Foto: Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, durante uma entrevista, nesta quinta-feira (8), que o 8 de janeiro de 2023 foi uma clara "tentativa de golpe". Ainda nas palavras do petista, o ex-presidente Jair Bolsonaro “deve ter participado”.
Lula deu a declaração em entrevista à rádio Itatiaia, durante visita a Minas Gerais, na mesma manhã em que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu 24 horas para Bolsonaro entregar o passaporte à Polícia Federal.
"O dado concreto é que houve uma tentativa de golpe. Houve tentativa de destruir uma coisa que nós construímos há tantos anos que é o processo democrático. Essa gente tem que ser investigada. Queremos saber quem financiou, quem pagou, quem financiava aqueles acampamentos, para que a gente nunca mais permita que aconteça o ato que aconteceu no dia 8 de janeiro [de 2023]", disse Lula.
"O cidadão [Bolsonaro] que estava no governo não estava preparado para ganhar, não estava preparado para perder, não estava preparado para sair, tanto é que não teve coragem e foi embora para os Estados Unidos, porque deve ter participado da construção dessa tentativa de golpe. Acho que não teria acontecido sem ele", completou o presidente.
Nesta mesma manhã, uma operação da PF também mirou ex-assessores e aliados do ex-presidente. Duas pessoas próximas à Bolsonaro foram presas durante a ação. Ao todo, a PF cumpre quatro mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão em 10 estados e no Distrito Federal.