Teorias chinesas culpam os EUA pela Covid-19
Aumento conspiratório se deu após Donald Trump endurecer o discurso contra China
Foto: Reprodução/ Rawpixel
Desde o início da pandemia de Covid-19, a China tem sido julgada como culpada por gerar a crise de saúde com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No entanto, quando se trata de teorias do país asiático, os Estados Unidos são os vilões.
As teorias são mostradas é um estudo liderado pela professora de Ciência Social Computacional da Universidade de Wisconsin Kaiping Chen, publicado em novembro de 2020 no ArXiv, que analisou as conspirações sobre as origens da Covid-19.
A equipe coletou e analisou publicações relacionadas ao novo coronavírus entre 1º de janeiro e 30 de abril do ano passado e descobriu que as teorias da conspiração chinesas são totalmente diferentes das que circulam nos EUA.
As teorias da conspiração sobre a Covid-19 na China, durante o período de análise dos posts, colocavam a doença como sendo uma arma biológica criada pelos EUA ou alguma outra potência mundial.
Os pesquisadores concluíram que o volume de teorias citando os EUA como a fonte do vírus aumentou após o então presidente americano Donald Trump endurecer o discurso contra a China. Um dos exemplo foi ele se referir a Covid-19 como "vírus chinês" e proibir a emissão de novos green cards (vistos permanentes) no país.