• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • 'Ter Salvador como a capital da cultura é um privilégio para a gente', diz secretário de Cultura durante GT de Cultura do G20
Bahia

'Ter Salvador como a capital da cultura é um privilégio para a gente', diz secretário de Cultura durante GT de Cultura do G20

Evento é liderado pela ministra Margareth Menezes e acontece até sexta-feira (8)

Por Ane Catarine Lima, Emilly Lima
Ás

'Ter Salvador como a capital da cultura é um privilégio para a gente', diz secretário de Cultura durante GT de Cultura do G20

Foto: Farol da Bahia

O secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, representou o prefeito Bruno Reis (UB), na abertura da Reunião do Grupo de Trabalho da Cultura do G20, no Centro de Convenções, e destacou que a capital baiana tem muito a aprender com os países participantes, mas também tem muito a ensinar. O evento é liderado pela ministra Margareth Menezes.

"Ter Salvador como a capital da cultura é um privilégio para a gente, para a nossa população e também para o mundo porque Salvador tem muito a mostrar como construir uma identidade, de como mostrar o papel da cultura no desenvolvimento social e urbano. Nós vamos aprender muito com esses países que estão aqui, mas também eles terão uma experiência de mundo, vida, população, comunidade e cultura que não terão em nenhum outro lugar do mundo", explicou em entrevista à imprensa.
 
Nesta segunda-feira (4), a pauta é sobre sustentabilidade e ecologia com cultura e, para o secretário, é fundamental discutir o meio ambiente e as mudanças climáticas com a cultura. "É muito interessante porque cultura é identidade, é patrimônio material, imaterial e ecológico. Salvador está fazendo dois eventos simultâneos ao G20, que é o Salvador Capital Afro - que começa na próxima quarta-feira -, e o Festival Internacional de Audiovisual Negro", disse. 

Até a próxima sexta-feira (8), o G20 vai contar com atividades culturais e discussões sobre temas como Diversidade Cultural e Inclusão Social, Direitos Autorais e Ambiente Digital, Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável e Preservação, Salvaguarda e Promoção do Patrimônio Cultural e da Memória.

Temática da redação do Enem 

Tourinho também comentou sobre o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada na tarde desse domingo (3), que foi os "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil". 

"É um desafio gigante e uma ação afirmativa, constante e inconteste. Estamos sempre batendo nessa tecla e ficamos muito felizes que o Enem tenha puxado essa pauta, que Salvador também tem pautado. É um trabalho que tem que ser contínuo, a gente precisa realmente reforçar. É com muita alegria que a gente vê essa discussão se ampliando e que se amplie ainda mais", concluiu o secretário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.