• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Termo para início das operações nos terminais do Porto de Aratu é asssinado em Salvador

Termo para início das operações nos terminais do Porto de Aratu é asssinado em Salvador

CS Infra planeja investir R$ 627 milhões nos terminais ATU12 e ATU18

Por Ane Catarine Lima
Ás

Termo para início das operações nos terminais do Porto de Aratu é asssinado em Salvador

Foto: Divulgação

A CS Infra, empresa do Grupo SIMPAR (SIMH3), e a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) assinaram nesta nesta terça-feira (7), em evento no bairro do Comércio, em Salvador, o termo para o início das operações nos terminais ATU12 e ATU18, no Porto Aratu-Candeias, localizado na Baía de Todos os Santos.

Os terminais têm importância estratégica no escoamento da produção agrícola de granéis sólidos, especialmente soja e fertilizantes, da região de Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Além disso, as áreas do Porto de Aratu, na região metropolitana de Salvador, geram  movimentação de cargas de produtos químicos e petroquímicos.

Em dezembro de 2020, a CS Infra venceu o leilão para atuar nos espaços e planeja investir R$ 627 milhões em obras de melhorias e modernização, conforme previsto no plano de implementação aprovado pelo Ministério da Infraestrutura. Os contratos do ATU12 e ATU18, que juntos superam os 200 mil m², terão duração de 25 e 15 anos, respectivamente. Ambos podem ser prorrogados por até 70 anos.

Em discurso na cerimônia, o diretor-presidente da Codeba, Carlos Autran Amaral, comemorou a assinatura do termo de permissão. “Estamos aqui hoje celebrando esse acordo e sendo testemunhas de um novo marco da logística portuária da Bahia e do cenário nacional. Em três anos, a expectativa de investimento é de mais de R$ 600 milhões. Isso, sem dúvidas, significa geração de emprego e divisas, além de benefícios para a sociedade”, disse Autran, que reforçou que a ação só foi possível porque o governo federal permitiu parcerias com o setor privado, dando celeridade ao processo. 

Também presente na ocasião, o diretor-presidente da CS Infra, Marcos Tourinho, disse que as operações tem o objetivo de tornar os terminais referências portuárias, através da modernização, e de alavancar a economia da região. 

“É um dia de grande alegria! Inicia-se aqui um ciclo virtuoso de relevantes investimentos para a modernização do Porto de Aratu. Nós contamos com ajuda de muitas pessoas para chegar nesta primeira fase, então também é dia de agradecimento. Temos consciência da nossa responsabilidade de transformar esses terminais em uma referência de operação portuária na Bahia e no Brasil”, afirmou Tourinho.

“Nossos planos são audaciosos e grandiosos, como o tamanho da nossa Bahia. Estamos falando do aumento da produtividade, pois ao final desses investimentos cada terminal terá capacidade de mais de 13 milhões de toneladas. Nosso plano é desenvolver o porto e oferecer aos usuários um pacote de soluções logísticas”, completou. 

Obras

O início das operações está previsto para 2024. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquáticos (Antaq), vinculada ao Governo Federal, a área ATU12 é destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais e tem mais 154 mil m². Já a área ATU18 é destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais.

O Porto de Aratu, também conhecido como Aratu-Candeias, é um importante canal para produção química e petroquímica do país. Entre as mercadorias que passam por lá estão carvão mineral, enxofre, fertilizantes, combustíveis e alguns gases, como amônia e buteno.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário