Terremotos que atingem Filipinas deixam 21 mortos e 432 feridos
Primeiro tremor registrado foi de magnitude 6,6 na escala Richter; o segundo de 6,5
Foto: Carl Court / Getty Images
O governo das Filipinas anunciou neste domingo (3) que 21 pessoas morreram e outras 432 ficaram feridas por causa dos dois terremotos que atingiram o sul do país na última semana, com somente dois dias de diferença.
O primeiro tremor registrado foi de magnitude 6,6 na escala Richter, e o segundo de 6,5, os dois na ilha de Mindanao. O epicentro de ambos os fenômenos foi na região de Tulunan, na província de Cotabato do Norte. A maioria das 12 mortes registradas foi em decorrência do terremoto que ocorreu na última terça-feira (29), já o segundo, na quinta-feira (31) e vitimou nove pessoas.
De acordo com as autoridades locais, ao menos duas pessoas estão desaparecidos, enquanto outras 21.810 tiveram que abandonar as casas e estão em centros para desabrigados e desalojados. Além do mais, aproximadamente 28 mil imóveis foram danificados ou destruídos, incluindo 854 escolas. 21 pontes e rodovias tiveram problemas na circulação de veículos.
As Filipinas estão localizadas sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", região que abrange aproximadamente 90% da atividade sísmica e vulcânica do mundo. No decorrer do ano, foram registrados 7 mil tremores na região, a maioria de baixo e médio porte.