• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Tesoureira do Aliança pelo Brasil acredita já ter assinaturas suficientes para mandar ao TSE
Política

Tesoureira do Aliança pelo Brasil acredita já ter assinaturas suficientes para mandar ao TSE

Legenda precisa de 492 mil rubricas

Por Da Redação
Ás

Tesoureira do Aliança pelo Brasil acredita já ter assinaturas suficientes para mandar ao TSE

Foto: Divulgação

A tesoureira do partido Aliança pelo Brasil, a advogada Karina Kufa, publicou nas redes sociais nesta segunda-feira (17),  que acredita que a legenda já conseguiu o número suficiente de assinaturas para enviar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São necessárias 492 mil rubricas para a criação de uma nova sigla. A legenda foi criada pelo presidente Jair Bolonaro.

Ela afirma, no entanto, que não sabe a quantidade exata já conquistada. “Quantos apoiamentos nós temos? Não conseguimos precisar porque o trabalho foi descentralizado”, disse. “Acredito que já temos fichas suficientes para a capacidade eleitoral do partido, mas não podemos parar com a coleta porque somente teremos certeza após o julgamento no TSE”.

Ainda segundo a advogada, “questões burocráticas criadas a partir de 2015” têm dificultado a coleta. Ela destaca a necessidade de testemunha, exigência do apoiador não ser filiado a nenhuma outra sigla e problemas técnicos no Sistema de Apoiamento ao Partido em Formação(SAPF), do TSE, além do preenchimento inadequado das fichas.

“A razão de seguirmos o parecer da PGE (Procuradoria-Geral do Estado) e adotar o reconhecimento de firma não é outro senão facilitar o trâmite e validar a sua ficha de apoiamento”, disse. “Conseguindo validar o sistema no TSE, o campo de testemunha se tornará dispensável e o servidor da justiça eleitoral fará o trabalho dele de forma mais rápida, já que não precisará analisar se a assinatura bate ou não com os registros da justiça eleitoral”, destacou.

O Aliança pelo Brasil tem até 4 de abril para concluir a coleta de assinaturas se quiser concorrer nas eleições municipais deste ano. A coleta precisam ser distribuída em pelo menos nove Estados, cada 1 deles com quantidade equivalente a 0,1% dos eleitores que votaram nas últimas eleições municipais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário