Testada com sucesso primeira vacina contra a clamídia
Ensaio clínico mostrou que mulheres tiveram mais imunidade.

Foto: Alexandru Strujac por Pixabay
Os testes à nova vacina contra a Clamídia ainda estão numa fase inicial, mas, durante o ensaio clínico, todas as mulheres que a tomaram mostraram maior imunidade à doença que as que não tomaram.
Os primeiros estudos para descobrir uma vacina contra a clamídia estão a deixando os pesquisadores otimistas. A imunização à bactéria sexualmente transmissível mais comum do mundo, foi testada pela primeira vez em humanos e demonstrou ser segura.
A fase um do ensaio clínico, realizado por cientistas do Reino Unido e da Dinamarca, foi publicada esta semana no jornal The Lancet. 35 mulheres não infectadas com clamídia foram divididas em dois grupos: se algumas receberam a vacina em fase de teste, as restantes tomaram um comprimido de placebo, que não contém medicamento algum. Todas as mulheres que tomaram a vacina mostraram uma resposta imunológica superior às que não tomaram.
"É óbvio que a pesquisa ainda está começando", disse Frank Follmann, diretor do departamento de imunologia de doenças infecciosas do Instituto Statens Serum, na Dinamarca, citado pela NBC News. "Mas estamos muito felizes. Encontrámos uma resposta robusta e vamos seguir em busca da cura".