Autos

Testamos o Fiat Cronos drive 1.8 automático

Sedã entrega motor antigo com câmbio de seis marchas mas o preço é menor que rivais

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Testamos o Fiat Cronos drive 1.8 automático

No universo dos sedãs compactos o Brasil oferece uma ampla gama de opções diferentes de outros países. Em um segmento liderado pelo Chevrolet Onix Plus seguido de perto pelo Volkswagen Virtus, o Fiat Cronos tem um mero terceiro lugar mas vem se diversificando para alcançar os rivais. 
 

Assim o Farol da Bahia avaliou o Cronos em sua versão mais simples automática: a Drive 1.8 com transmissão automática de seis marchas. 

Na linha Drive, o Cronos 1.8 vem equipado com bancos de tecido, painel de instrumentos que mescla elementos analógicos e digitais, central multimídia Uconnect 7”, com tela de 5” e espelhamento Android Auto e Apple CarPlay. Na versão 1.8 o carro ainda vem equipado com câmbio automático de seis velocidades. Há ainda as opções Drive 1.0 e Drive 1.3, ambas com câmbio manual de cinco marchas.
 

A ideia é que seja um carro com conforto de câmbio automático e poucos equipamentos para não elevar muito o valor final. Assim tendo em vista seu desenho ainda elegante e esportivo (o carro chegou em 2018) o Cronos entrega uma versão enxuta de equipamentos e abre mão de rodas de liga, cromados e outros itens como faróis de milha simplificando o “resultado”.

Sob o capô a Fiat equipou o sedã com o velho propulsor 1.8 e-Torq de até 139cv e torque de 19,3kgfm, que trabalha junto a um câmbio automático de seis velocidades. Este conjunto mecânico também equipa as versões mais caras do Argo, do próprio Cronos, da picape Toro e dos modelos Flex do Jeep Renegade. 

Teste de 500 quilômetros 

Andando em percursos urbanos com o Fiat Cronos, tanto o motorista quanto os passageiros podem contar com conforto adequado diante do segmento.

Com 2,52m de entre-eixos o espaço interno é suficiente para todos os ocupantes, mesmo com o túnel central elevado na parte traseira. O porta-malas tem capacidade para 525 litros, o que torna um dos maiores da categoria perdendo apenas para o Virtus.

Durante nosso teste dentro da cidade, registramos uma média de consumo de 8,7km/l com etanol e 12km na estrada. Com gasolina ele alcança uma média de 10km/l na cidade e 13km/l na estrada. 

Falando nisso testamos o Cronos na estrada, onde  foi perceptível o bom trabalho da suspensão, deixando o carro estável em todo o percurso. Baixo ruído também são sua característica e o motor 1.8 só é sentido em fortes reduções de marcha. 

O Fiat Cronos Drive 1.8 AT6, chega para competir em um mercado bem aquecido com Renault Logan Zen 1.6 CVT (R$ 73.390), Volkswagen Virtus MSI (R$ 77.090), Chevrolet Onix Plus turbo (R$ 68.390), Toyota Yaris Sedan XL Live (R$ 69.990). A ideia da Fiat é oferecer um modelo acessível e menos equipado lançando mão do velho conjunto mecânico 1.8 com câmbio automático ao preço de R$ 73 mil. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.