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Testamos o Polo GTS: esportivo de 150cv da linha Polo

Motor é suspensão trabalham bem com câmbio Aisin mas acabamento é simples pelo preço cobrado

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Testamos o Polo GTS: esportivo de 150cv da linha Polo

A partir da nova geração do Polo produzido no Brasil de 2017 o compacto tem diversificado o portfólio que já deu origem ao Virtus e ao T-Cross. A melhor versão, no entanto, chegou no início do ano com traje esportivo e motor mais potente que o 1.0, 1.6 ou 1.0 TSi.

Seu visual é distinto e chama atenção pelos detalhes. O GTS tem grade específica em formato de colmeia com o emblema da versão presente também nas laterais, pneus e rodas aro 17, dupla saída de escapamento e spoiler traseiro além dos retrovisores na co preta com repetidores de seta. 

Por dentro o GTS traz mudanças como os assentos em tecido e couro com apoio lateral e emblema em relevo, painel com cobertura na cor cinza, pedaleiras cromadas, volante com base achatada.

Motor 1.4 TSI 

O TSI usado no GTS difere das demais versões e rende 150cv com 25,5kgfm de torque. Acelerando, mostra força de sobra acima dos 2.000rpm com trocas de marcha em 3.000rpm no modo Sport. Com bloco e cabeçote de alumínio, injeção direta e duplo comando de válvulas variável, o TSI brilha no GTS ainda que controlado por câmbio de seis marchas com shift paddle (não há opção de versão manual por enquanto).

A dinâmica do carro é acertada com curvas precisas mostrando o acerto do conjunto sem ser “dura” e maltratar os ocupantes. O ajuste de carga dos amortecedores e molas é específico, barra estabilizadora e eixo traseiro são reforçados para ser fiel à receita. 

No quesito segurança vale reforçar o freio a disco nas quatro rodas mas apenas quatro airbags enquanto o T-Cross, por exemplo, tem seis bolsas. 

Lista de equipamentos 

O Polo GTS é mesmo bem equipado diante do Polo 1.0 Highline. Em termos de conectividade chama atenção o Active Info Display digital, além do multimídia Discover Media com tela tátil de 8″ e Android Auto/Apple CarPlay. Há um computador de bordo com medidor de desempenho e controle de volta e nível de pressão da turbina, o que é interessante. O som é Beats de boa qualidade inclusive com subwoofer 

Em termos de equipamentos só ficou faltando também um teto solar e um alerta de ponto cego para atuar com os belos retrovisores com repetidor de seta. 

Outro ponto a considerar é o ruído esportivo graças a um emulador de som que vibra conforme a rotação do motor sobe. A origem é de uma peça chamada Soudaktor posicionada sob a calha do limpador e que fica oculta mas transmite a sensação de ronco envolvente. Do lado de fora, não se ouve nada de diferente.

Preço alto

O Polo GTS custa de R$ 99 a R$ 103 mil o que pode ser muito para um compacto que mesmo bem equipado traz o acabamento simples e com plástico rígido como toda a linha do Polo. Mas vale a consideração: o Polo 1.0 TSI Highline custa R$ 83 mil, acima dos seus concorrentes mais equipados. A diferença é de R$ 17 mil que pode chegar a R$ 20 mil partindo de um modelo já mais caro que os competidores como Chevrolet Onix, Ford Ka, Toyota Yaris, Fiat Argo e Hyundai HB20.

 

 

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