Teste com a nova Royal Enfield Himalayan 450

Trail tem novo motor de 40cv e muitas novidades em suspensão e tração

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Teste com a nova Royal Enfield Himalayan 450

O mercado de motos intermediárias foi o que mais cresceu nos últimos anos. Marcas como   BMW, Honda, Triumph entre outras tem produtos de entrada que se encontram no topo de versões das marcas tradicionais como Honda e Yamaha. E em segmentos específicos como esportivas e big trail ainda há muito a ser explorado com produtos de entrada. E Royal Enfield lançou nesta semana a Himalayan 450 neste segmento de motos estradeiras de maior porte: diferente da primeira geração a nova Himalayan ganha motor 15cv mais potente, suspensão nova, motor novo e muitas evoluções em relação a antiga 411cm3. Se por um lado ela fica longe de um motor de 1000cc por outro oferece um bem aproveitado propulsor de 450cc e preço convidativo a partir de R$ 29,9 mil. 

A marca tem concessionária em Salvador e no Nordeste conta com lojas em Recife e também Fortaleza.

A Himalayan já existe no portfólio da Royal Enfield mas se tratava de uma moto menor e com desempenho bem mais modesto com 400cc. A marca admite que os clientes pediram melhorias em suspensão, melhor desempenho e freios e com base nestas premissas desenvolveram a nova geração. 

O design é mais atual com um toque vintage com amplas rodas, suspensão de longo curso, tanque de 17 litros e porte altivo similar ao de uma big trail. 

O farol arredondado em LED traz a herança vintage com pára-brisa baixo, paralamas que se integram ao estilo da moto adicionados de um para-barro e o tanque estreito e uma pilotagem mais confortável e mais baixa com assento ajustável em até 4cm.

A geração anterior foi lançada em 2016 com 411cc refrigerado a ar e agora o motor da nova Himalayan é o um 450 ou 452 cm³ monocilíndrico “Sherpa” a gasolina capaz de gerar 40cv de potência a 8.000 rpm e torque de 4,07 kgfm a 5.000rpm. Segundo a Royal Enfield 90% do torque está disponível em 3.500rpm. A transmissão tem seis marchas com embreagem deslizante, outra novidade para a marca Royal Enfield. 

Entre as novidades estão um novo painel de 4 polegadas com gráficos mais claros e projeção de mapa a partir do celular. A suspensão segue a receita tradicional de garfo duplo na dianteira com 200mm de curso e sistema monoshock na traseira com ajuste de pré carga e também 200mm. A Royal Enfield diz ter desenhado a Himalayan para uma posição de pilotagem natural com secção central mais estreia que a dianteira e traseira para um bom encaixe do piloto. São 2,24m de comprimento, 23cm de altura livre do solo e 1,31m de altura. 

Os freios são da ByBre (do grupo Brembo) com discos de 320mm na dianteira e 270mm na traseira com abs duplo e ajuste específico lata off road. O tanque de gasolina tem 17 litros para uma autonomia média de 450 litros. 

Alem da nova embreagem deslizante a nova Himalayan 450 também incorpora dois modos de pilotagem: Performance e ECO. Ao todo serão 150 acessórios customizáveis na concessionária com vários itens e agrupados nos modos “Adventure” e “Rally” com itens adaptáveis ao perfil de cada proposta. 

Teste com a nova Himalayan 

O teste proposto pela Royal Enfield teve mais de 80% do trecho composto por terra, cascalho, pedras alem de subidas e descidas pela região de Caxias do Sul onde estão os famosos cânions da região Sul do país. Partindo de Cambará do Sul ingressamos por um trecho de asfalto onde o fôlego do motor 450 fica muito evidente já a partir das 3.000rpm. A escala de marchas evolui de forma suave e o freio apesar de arisco é fácil de acostumar com destaque para o traseiro que é bem eficiente. 

Embora pesada com 198kg, a Himalayan é dócil e permite uma transição entre a posição ereta e sentada, muito útil no off road. Assim, saímos do asfalto para as mais diversas situações mais difíceis onde exige mais força e controle. Mesmo em trecho de pedras grandes e lama pelo caminho, a suspensão se provou valente e o curso de 200mm foi útil para testar a rigidez da moto. Mesmo em quarta ou quinta marcha, há fôlego e na segunda e terceira a Himalayan sugere sempre velocidade maior. 

O painel digital é uma novidade e conectou bem com o celular mas durante a viagem o pó não permitiu ver mais os instrumentos digitais. O ideal nas paradas é molhar o conjunto para voltar a ter acesso ao painel que é bem completo e tem indicador de marcha, velocidade, computador de bordo, opção de desligamento do ABS traseiro entre outros. Ao fim das contas a Himalayan foi aprovada em mais de 300km de viagem com boa parte de trechos sem asfalto. Para quem quer se aventurar neste universo o preço é convidativo indo dos R$ 29,9 mil até R$ 31,9 mil na versão com pintura preta e letras douradas além de pneus sem câmara. 

A Royal já vendeu cerca de 500 das 750 unidades disponíveis no primeiro lote mediante reserva de R$ 2 mil no site da marca. A compra efetiva será feita em um concessionário mais próximo. 

Preços e versões da Royal Enfield Himalayan 450: 

Himalayan 450 Salt (salmão) e Slate Poppy Blue (azul) – R$ 29.990 

Himalayan 450 Hanle Black (preta) – R$ 30.990 Himalayan 450 Kamet White (branca) e a Hanle Black Tubeless (preta) – R$ 31.990 

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