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Teste com o novo Zeekr X: SUV elétrico que vem ao Brasil ainda este ano

Com motor de até 428cv, Zeekr X chegará a partir de outubro

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Teste com o novo Zeekr X: SUV elétrico que vem ao Brasil ainda este ano

A Zeekr é a próxima marca chinesa a estrear no Brasil com proposta de tecnologia e evolução no segmento de carros elétricos. A marca pertence à Geely, dona de várias marcas como a Volvo e se posiciona como uma marca premium na China. A estreia da Zeekr vai ocorrer no segundo semestre de 2024 com dois modelos: X e também o 001. 

A fábrica da Zeekr localizada próxima a Hangzhou no oeste da China concentra alta conectividade com tecnologia 5g, integração online com fornecedores e uma linha de produção automatizada. Na linha são feitos carros da Polestar, Volvo, Link&Co, Smart e Zeekr que desenvolveu a nova plataforma modular SEA que será usada em vários produtos, mas isso falaremos adiante. 

Zeekr X: SUv compacto 

O Zeekr X será o produto mais compacto da plataforma nova e já está à venda na China. Ele traz um visual arrojado com ângulos geométricos em seu perfil de hatch e SUV com faróis embutidos, carroceria mais alta e traseira de corte reto. 

Nas dimensões o Zeekr X tem 4,43m de comprimento, 1,57m de altura, 2,03 m de largura e 2,75 metros de entre-eixos se posicionando mais como um modelo médio. Seu porta malas tem 362 litros e o acabamento como um todo inclusive é superior ao do Volvo EX30 que testamos há pouco tempo. 

Por dentro o Zeekr X tem uma forração integral com couro que na unidade testada é da cor verde com dourado, bastante exótico, mas que certamente não será oferecida aqui no Brasil. 

O painel do Zeekr mescla uma tela de 8,8 polegadas boa resolução à frente do volante, algo que o Volvo por exemplo não tem, além de uma multimídia de 14,6” e som de 13 alto falantes assinado pela Yamaha. 

Motor elétrico com até 428cv

O Zeekr X tem duas opções de motor na China: uma com tração traseira e 272 cv de potência com 0-100km/h em 5,6s e baterias de 69kwh para rodar até 400km (WLTP) e também uma outra com 428cv e tração integral com 0-100km/h em 3,8s e traz até 446km de autonomia no ciclo WLTP. Foi justamente essa opção que testamos.

O Zeekr X tem aceleração esperada para um carro de 2 toneladas e mais de 400cv. É bem seguro e silencioso com reações de uma suspensão mais voltada ao conforto de rodagem do que ao desempenho de um carro tão potente. A visibilidade é boa mas poderia ser melhor com o painel um pouco elevado em um carro de carroceria mais alta. 

O 0-100km/h do Zeekr X é feito em 3,8s, surpreendente para um carro desse porte. Porém os engenheiros da Zeekr confidenciaram  que não devemos ter a versão com um motor e 272cv por questão de mercado justamente para não competir direto com o EX30 Single Core no Brasil. 

E diante de uma curva a reação do freio é bem segura quando exigido. As retomadas surpreendem e os pneus com rodas aro 20 são silenciosos. Aliás surpresa define bem o Zeekr X que é bem melhor do que o “irmão” concorrente Volvo EX30, mas também disputará espaço com o Mercedes EQA, BMW X1 e também o Volvo XC40 Recharge. 

O foco da Zeekr está em surpreender o consumidor europeu e por isso os engenheiros da marca destacam a segurança dos carros que conta com arquitetura feita em aço e alumínio de ultra alta resistência, alta proteção contra colisões com cinco estrelas nos testes de colisão global no Euro NCAP.  Vamos ver como serão suas vendas no Brasil quando a marca estrear em setembro. 

O preço estimado do Zeekr X está em torno de R$ 300 mil uma vez que custa R$ 135 mil em valores convertidos na China. Para vir ao Brasil só de importação os carros pagam 35% de alíquota além do transporte, impostos estaduais e tantos outros tributos. Em breve a marca estará no Brasil onde deve se estabelecer com uma rede de 10 a 15 lojas em um primeiro momento. 

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