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Teste completo da Ford Ranger XLT 2024: versátil e mais em conta que a Limited

Picape mantém motor V6 e capacidade de 1 tonelada

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Teste completo da Ford Ranger XLT 2024: versátil e mais em conta que a Limited

A nova geração da Ford Ranger estreou no meio de 2023 e se tornou o segundo modelo mais vendido do nosso mercado. Fabricada na Argentina, a Ranger logo chegou também nas versões mais simples com motor 2.0 turbodiesel e a partir da XLS o 3.0 V6 de 250cv. Mas a versão XLT vale a pena? Quais são os itens de série? O Farol da Bahia testou a Ranger 2024 por uma semana. Eis o veredito.

No estilo e acabamento como um todo a Ford Ranger XLT abre mão de tantos cromados e fica apenas com a moldura da grade e para-choque traseiro com visual mais leve. Nas laterais, não notamos santantônio, apenas um estribo plástico e não há frisos cromados.
Nas laterais, o adesivo grande"4WD", que é referência para a tração 4X4 e as rodas são aro 17 sem acabamento diamantado, apenas pintada na cor cinza. Na traseira, além do emblema azul oval, há uma insígnia "XLT" e nada além disso.

Se por fora ela perde muitos itens da versão mais cara, por dentro se nota que a economia é mais contida. O painel também não traz cobertura com detalhes em outros tons embora traga a multimídia vertical Sync 4 com tela de 10 polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay) e os bancos são em couro.

Na Ford Ranger XLT não há partida por botão mas sim uma simples chave canivete usada na geração antiga e em modelos já fora de linha como o Focus e o próprio Ka. O banco do motorista tem ajuste elétrico, há ajuste de altura e profundidade para o volante revestido em couro e até os farois principais e de neblina são em LED mas não tem ajuste de altura.

Apesar das simplicidades, a Ford Ranger XLT tem retrovisores externos com rebatimento, sensor de chuva, ar digital de uma zona, comando de voz, freios a disco nas quatro rodas, start-stop, alerta de colisão, assistente autônomo de frenagem, faróis de neblina de LED, sensor de estacionamento dianteiro e retrovisor eletrocrômico. Há saída de ar-condicionado no banco traseiro, carregador de celular por indução, seletor de modos de condução, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, faróis full LED e entradas USB (tipos A e C).

Motor V6 é o ponto alto da Ranger
A Ranger vem com o novo motor V6 3,0 litros a partir da versão XLS. Trata-se de uma evolução de um motor conhecido do projeto Lion já usado na linha Land Rover mas com muitas atualizações e 250 cv com 60 kgfm e câmbio automático de dez velocidades. Há opção de tração 4X2, 4X4 de alta velocidade, sob demanda e 4X4 para baixas velocidades com diferencial travado.

Na prática o desempenho do novo motor segue como ponto alto da Ranger. O longo curso de suspensão, as respostas disponíveis desde as rotações baixas do motor e a boa comunicação com o câmbio são destaque. Quem abre mão de itens como alerta de ponto cego, ACC e um acabamento mais refinado vai se sentir à vontade na Ranger XLT. O funcionamento do motor é suave, a comunicação com o câmbio é muito boa. Na ficha técnica, a Ranger tem 5,37 metros de comprimento, 2,20 m de largura, 1,87 m de altura e 3,27 m de distância entre-eixos.

Claro que há alguns incômodos como a interferência do start stop acionado em qualquer parada, o alerta de ponto cego faz muita falta em um carro grande bem como um sensor dianteiro.

Também requer cuidado a alavanca eletrônica seletora de marchas que "pula" para a posição seguinte facilmente, mas são detalhes. O painel digital é de fácil leitura embora mostre o conta giros em uma barra vertical e os comandos da multimídia poderiam ser mais diretos e mais intuitivos. A capacidade de carga é de 1.050kg.

Ao comparar com outras picapes, a versão intermediária se equipara a concorrentes como Amarok Comfortline (R$ 298.480) e Hilux SRV (R$ 289.990) das picapes rivais. Também é mais equipada que e moderna que concorrentes como Nissan Frontier e Chevrolet S10 mesmo comparando com as versões topo de linha já na faixa dos R$ 300 mil.

A linha da Ford Ranger 2024 é bastante versátil na gama de modelos e também de preços e a XLT se mostra uma versão com boa relação entre custo e benefício. Sai por R$ 50 mil a menos do que uma Limited mas compensa pela mecânica e lista mais enxuta por um valor interessante de R$ 289,9 mil.
 

Veja abaixo os preços e versões da nova Ford Ranger 2024

Ranger XL 2.0 4x4 MT - R$ 239.990
Ranger XLS 2.0 4x2 AT - R$ 234.990
Ranger XLS 2.0 4x4 AT - R$ 259.990
Ranger XLS 3.0 V6 4x4 AT - R$ 279.990
Ranger XLT 3.0 V6 4x4 AT - R$ 289.990
Ranger Limited 3.0 V6 4x4 AT - R$ 319.990
*Pacote opcional da Ranger Limited 3.0 V6 - R$ 339.990

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