• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Teste de verificação das urnas eletrônicas para eleições começam nesta quarta-feira (26)
Política

Teste de verificação das urnas eletrônicas para eleições começam nesta quarta-feira (26)

Objetivo é garantir a segurança durante votação e o aprimoramento do sistema

Por Da Redação
Ás

Teste de verificação das urnas eletrônicas para eleições começam nesta quarta-feira (26)

Foto: Reprodução/TRE-TO

Nesta quarta-feira (26) os testes finais para verificação das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições municipais em novembro foram iniciados. De acordo com o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, o processo garante a segurança do processo. 

"Esta é a etapa final dos testes da urna eletrônica. Momento no qual o TSE, corajosamente, abre seus sistemas para que a comunidade científica, instituições, sociedade civil e partidos busquem falhas que possam comprometer a segurança do processo", afirmou.

Segundo Barroso, o teste permite que o Tribunal corrija eventuais falhas e "aprimore e garanta a integridade e segurança do processo de votação e permite que, em 2020, mais uma vez tenhamos eleições limpas e seguras no Brasil".

Barroso recordou que a votação por meio de urna eletrônica é um exemplo em todo o mundo e destacou que "ninguém há de achar que eles não foram os preferidos em cada uma das eleições" citando o nome dos últimos presidentes eleitos desde Fernando Henrique Cardoso até Jair Bolsonaro.

Esta é a quinta edição dos testes públicos e é feita por peritos da PF (Polícia Federal). O presidente do TSE ressaltou ainda que várias auditorias foram realizadas ao longo das eleições e "nenhuma fraude que altere os resultados das escolhas legítimas dos eleitores foi detectada". 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.