Teste dos EUA com foguete de arma hipersônica falha
Problema ocorre dias após a China revelar que testou em agosto um míssil hipersônico
Foto: Getty Images
O Estados Unidos realizou, na última quinta-feira (21), um teste com um foguete de uma arma hipersônica, mas falhou. De acordo com a imprensa internacional, a testagem tinha o objetivo de validar aspectos de um dos veículos planadores hipersônicos que está em desenvolvimento pelo Pentágono. A falha ocorre dias após o jornal "Financial Times" revelar que a China testou um míssil hipersônico com grande capacidade nuclear.
O teste chinês ocorreu em agosto e havia sido mantido em segredo. Após a revelação do jornal, o presidente americano, Joe Biden, disse que estava preocupado. Além de EUA e China, a Rússia e a Coreia do Norte também trabalham no desenvolvimento da tecnologia hipersônica. O regime do ditador Kim Jong-un testou um míssil hipersônico no mês passado, e o governo de Vladimir Putin, em outubro de 2020.
Difícil de ser rastreada, a tecnologia supersônica é considerada a próxima geração de armas. As armas são lançadas por um foguete ao espaço e voam com o próprio impulso a cinco vezes a velocidade do som (a cerca de 6,2 mil km/h ou 340 m/s). Além disso, a arma hipersônica é capaz de orbitar em volta da Terra e são manobráveis, podendo ser desviadas da rota inicial.