Thiago Lobão estreia como cantor com o single autoral ‘Há Mares’
O compositor-letrista lança primeiro single do projeto em que se torna intérprete das suas próprias canções na próxima segunda (28)
Foto: Divulgação
O compositor-letrista Thiago Lobão estreia uma nova fase na carreira musical. Nesta segunda-feira (28), ele lança em todas as plataformas de streaming o single Há Mares, que marca a sua estreia como cantor. A canção é uma parceria entre Lobão e Mônica Freire e traz na letra um jogo de palavras e significados entre o mar e o amor.
“Assim como o amor, o mar nunca é o mesmo. Por mais que quem olhe para eles todos os dias assim os percebam”, reflete Lobão sobre a letra de Há Mares. A inspiração no mar, que é o mote da canção, veio em andanças pela orla soteropolitana. “Fazia essa caminhada sempre que ia encontrar com Mônica, e daí veio a ideia para a letra, dessa observação do mar”, conta.
O compositor-letrista, e agora também cantor, joga com os tempos verbais do verbo Amar (amares e amarás) e o mar e as marés (há mares e há marés) para construir uma relação entre as águas salgadas e o sentimento que nos move. É uma canção que consolida o estilo poético de Lobão, que propõe reflexões filosóficas e trabalha com trocadilhos para extrair da linguagem tudo aquilo que ela pode oferecer.
A faixa conta com produção de Ian Cardoso, parceiro de longa data de Lobão. O músico baiano também é responsável pelo coro, violão, guitarra, baixo acústico, pandeiro, shaker, surdo e caxixis. A faixa também conta com a participação de Thiago Gomes na bateria. Já a mixagem e a masterização ficou por conta de Vicente Dias.
Baiano de Salvador, Thiago Lobão é um compositor-letrista que há mais de 10 anos atua na cena de Salvador. Durante esse período, compôs em parceria com nomes como Davi Comodo, Mônica Freire, Ian Lasserre, Bruno Balbi, Daní, Giovani Cidreira, Ana Luísa Barral, Filipe Lorenzo, Gil Camará, Gabriel Rosário, Ian Cardoso e Gabriel Arruti. Mais de 10 dessas canções já foram gravadas e uma série permanece inédita.
Mesmo já tendo feito diversas participações em shows de seus parceiros e de ter liderado o projeto Pôr dos Bambas, em 2015, o artista ainda não tinha registrado nenhuma das suas composições na própria voz. A estreia acontece agora em 2022, quando Lobão se lança como intérprete com dois singles, que serão lançados em todas as plataformas de streaming ainda no primeiro semestre.
A atuação de Thiago Lobão na música dá continuidade a um papel muito comum na música brasileira: o letrista de canções. Vinícius de Moraes, Luiz Galvão, Aldir Blanc, Paulo César Pinheiro e Fernando Brant são alguns dos principais compositores-letristas do país. Todos eles e Lobão viram suas palavras se tornarem canções com a colaboração de parceiros músicos.
A história de Lobão com a escrita, contudo, inicia ainda na adolescência, quando aos 15 anos começou a fazer poesia. A primeira experiência na música veio alguns anos depois, aos 20 anos, quando foi chamado pelos músicos Bruno Balbi e Ian Lasserre para compor canções da banda Neologia, da qual faziam parte. Era o início da carreira como letrista que segue até hoje.
Um dos altos aconteceu em 2015, quando recebeu o Prêmio Caymmi de Música na categoria Melhor Música pela canção Odisseia Baiana. A obra é uma parceria com Davi Comodo e foi gravada pelo artista baiano Filipe Lorenzo. A faixa cria um paralelo entre a obra clássica de Homero e a Baía de Todos os Santos.