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Tiguan vai voltar ao Brasil mas sem versão híbrida que estreou na Europa

SUV médio retornará importado do México com preço acima do Taos

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Tiguan vai voltar ao Brasil mas sem versão híbrida que estreou na Europa

No Salão de Munique (IAA 2023), na Alemanha, a Volkswagen fez uma pré-estreia importante: a nova geração do crossover que sempre foi sucesso de vendas na Europa terá sua primeira versão híbrida. Por lá os motores serão 1.5 turbo serão combinados a um sistema elétrico mas essa novidade deverá ficar restrita à Europa. Por aqui teremos apenas o Tiguan a combustão, produzido e vendido no México com um facelift e maior lista de equipamentos. 

No Salão de Munique a Volkswagen fez uma pré-estreia importante: a nova geração do crossover que sempre foi sucesso de vendas na Europa terá sua primeira versão híbrida. Por lá os motores serão 1.5 turbo serão combinados a um sistema elétrico mas essa novidade deverá ficar restrita à Europa. Por aqui teremos apenas o Tiguan a combustão, produzido e vendido no México com um facelift e maior lista de equipamentos. 

Que carro é esse?

Diferente do Tiguan alemão, o mexicano usa mesma plataforma MQB com um facelift que tem 2 anos. No México ele é vendido como Tiguan AllSpace de 7 lugares e a versão R-Line esportiva. Atualmente o motor do Tiguan é um 2.0 de 180cv e 32kgfm de torque. É bem longe dos 230cv e 37kgfm de torque dos modelos R-Line que saíram de linha há algum tempo por aqui mas que já está adequado às novas normas de emissões do Proconve L7. Na Europa a versão equivalente tem nada menos que 315cv com motor 2.0.

Com 4,73m de comprimento, 2,79m de entre-eixos, 1,84m de largura e 1,66m de altura, o Tiguan é um SUV médio que voltará bem equipado ao país.

Conta com tela digital de 10,2 polegadas, ar condicionado digital de três zonas, bancos em couro com ajuste elétrico, teto solar panorâmico e ajuste de modos de condução lembrando que ele tem tração integral e o câmbio é de dupla embreagem e sete velocidades.

Na Europa

Assim, no IAA 2023 o veículo que foi mostrado ao menos neste momento não deve vir ao Brasil tão cedo. O novo Tiguan é feito sobre a nova plataforma MQB Evo com motores a combustão partindo do 1.5 turbo que ainda não temos no Brasil, 2.0 turbo e motor 1.5 associado a conjuntos elétricos de duas versões sempre com sistema de auxílio à condução.

Vale lembrar que hoje um SUV médio bem equipado como deve ser o Tiguan já custa por volta R$ 240 mil enquanto o Taos argentino que não deslanchou nas vendas custa atualmente R$ 212 mil na versão Highline 1.4. Para diferenciar e se distanciar do Taos, o Tiguan ocupará a posição de modelo médio e mais equipado.

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