TJ-BA mantem decisão sobre interdição da carceragem da delegacia de Ribeira do Pombal
Segundo o presidente do TJ-Ba, o Estado não cumpriu os requisitos necessários à concessão do pedido
![TJ-BA mantem decisão sobre interdição da carceragem da delegacia de Ribeira do Pombal](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/39433/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=d2c10a4c01ea7321d388d84ca5666115)
Foto: Reprodução
O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Lourival Trindade, seguiu o entendimento anterior da corte e negou a suspensão da liminar feito pelo Estado, e manteve a interdição da carceragem da delegacia de Ribeira do Pombal. Segundo ele, o Estado não cumpriu os requisitos necessários à concessão do pedido.
A decisão de Lourival Trindade foi publicada, nesta segunda-feira (10), no Diário de Justiça Eletrônico (DJe).
Essa é a segunda vez que o poder público tenta reverter, sem sucesso, a decisão judicial. Em decisão de setembro do ano passado, o então presidente da Corte, desembargador Gesivaldo Britto, também indeferiu a suspensão da tutela de urgência concedida.
De acordo com o argumento utilizado pelo Estado, a liminar coloca “em risco a ordem, a economia e a segurança públicas, porquanto importa em grave interferência na política de segurança pública do Estado, impondo restrições à gestão do Sistema Prisional, bem como obriga o Estado da Bahia a realizar contratações e compras sem qualquer previsão no orçamento disciplinadas por conformidade legislativa. Requer, ao final, a suspensão da execução da sentença em evidência.
Na ocasião, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), autor da ação, afirmou que a decisão liminar “apenas concretizou os princípios fundamentais relacionados à dignidade da pessoa humana, pugnando, finalmente, pelo indeferimento do pedido de suspensão da sentença”.