TJ-BA marca para quarta-feira eleições para presidência da corte
Data foi definida em reunião presidida pelo desembargador Augusto de Lima Bispo

Foto: Reprodução
Em nesta quarta-feira (27), foi decidido que as eleições para Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Bahia vão ocorrer na próxima quarta-feira (4/12). A data foi definida em reunião presidida pelo desembargador Augusto de Lima Bispo que ocupa interinamente a presidência da corte baiana.
O desembargador ocupa a presidência do TJ-BA desde o afastamento do então presidente Gesivaldo Nascimento Brito por determinação do ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça, em inquérito que apura um esquema de fraude e grilagem em disputa de terras em uma área de mais de 300 mil hectares no oeste da Bahia. Além de Brito, mais três desembargadores foram afastados pela decisão.
A lista dos candidatos permanece a mesma homologada na sessão plenária do dia 13 de novembro e o TJ-BA aguarda o posicionamento do Conselho Nacional de Justiça sobre as candidaturas de dois desembargadores afastados.
Para cada cargo será eleito o desembargador que obtiver a maioria absoluta dos novos. Para cada um dos cargos, observada esta ordem: Presidente, Vice-presidentes e Corregedores. Todos serão eleitos por dois anos, vedada a reeleição.
Veja a lista das candidaturas homologadas:
Presidência: Desembargadores José Olegário Monção Caldas, Rosita Falcão de Almeida Maia, Lourival Almeida Trindade, Maria da Graça Osório Pimentel Leal e Carlos Roberto Santos Araújo
1ª Vice-Presidência: Rosita Falcão de Almeida Maia, Carlos Roberto Santos Araújo, Heloisa Pinto de Freitas Vieira Graddi, Cynthia Maria Pina Resende e Jefferson Alves de Assis.
2ª Vice-Presidência: Carlos Roberto Santos Araújo, Cynthia Maria Pina Resende, Jefferson Alves de Assis, Nágila Maria Sales Brito e Augusto de Lima Bispo.
Corregedoria Geral da Justiça: Carlos Roberto Santos Araújo, Cynthia Maria Pina Resende, Jefferson Alves de Assis, Nágila Maria Sales Brito e José Alfredo Cerqueira da Silva.
Corregedoria das Comarcas do Interior: Carlos Roberto Santos Araújo, Jefferson Alves de Assis, Nágila Maria Sales Brito, José Edivaldo Rocha Rotondano e Márcia Borges Faria.
As candidaturas dos desembargadores José Olegário Monção e Maria da Graça Osório Pimentel Leal — afastados pelo ministro Og Fernandes — dependem de posicionamento do CNJ.