Todas as cidades do Amazonas entram em estado de emergência devido à seca
Além da seca, o Amazonas enfrenta uma crise ambiental devido ao aumento significativo de focos de incêndios florestais
Foto: Divulgação/Núcleo de Comunicação SGB
A Defesa Civil do Amazonas informou que todos os 62 municípios do estado estão agora em estado de emergência devido à seca extrema que assola a região Norte. Cerca de 600 mil pessoas estão sendo afetadas por essa estiagem histórica no território amazonense.
Na última semana, 60 cidades estavam em estado de emergência, com outras duas em situação considerada normal. Entretanto, a situação se deteriorou, resultando em um aumento no número de pessoas afetadas.
Além da seca, o Amazonas enfrenta uma crise ambiental devido ao aumento significativo de focos de incêndios florestais. Recentemente, Manaus, a capital do estado, foi encoberta por uma espessa camada de fumaça em decorrência desses incêndios.
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) reportou que os rios na Bacia Amazônica estão mantendo uma tendência de estabilidade. O Rio Negro, em Manaus, após uma elevação de 17 centímetros nos últimos dias, conseguiu interromper a série de baixas em seu nível, mantendo-se estável.
Enquanto isso, o Rio Solimões, localizado em Tabatinga (AM), teve pequenas oscilações nos níveis registrados recentemente, atingindo a marca de 1,18 metro.