'Todos brasileiros afrodescendentes são beninenses', diz o presidente de Benim em visita ao Brasil
Patrice Talon diz que concederá nacionalidade a todos afrodescendentes do país
Foto: Reprodução/Canal Gov
BRASÍLIA -- Em visita oficial ao Brasil, o presidente da República do Benim, Patrice Talon, afirmou que todos os brasileiros afrodescendentes são considerados, por ele, como beninenses. Em pronunciamento no Palácio do Planalto, o chefe do Executivo do país africano ressaltou o desejo de conceder cidadania a toda a população negra do Brasil.
O governo do Benim já fez e enviou aos parlamentares beninenses um projeto de lei para conceder cidadania a afrodescendentes pelo mundo. O país, que foi um dos maiores portos de onde pessoas escravizadas foram levadas para as Américas, tem o objetivo de aproximar a população que foi tirada da nação de forma forçada durante a escravidão.
"Com a minha visita ao Brasil, eu tenho a missão de ajudar a consertar uma coisa: a distância grande que separa o Brasil e a África, mas, no entanto, são tão próximos na história", disse Talon.
O presidente destacou ainda que, durante o mandato anterior de Lula à frente do Brasil, ele "foi um grande artesão de uma cooperação eficiente entre o Brasil e a África" e que nunca é tarde para tentar aproximar os países.
"O meu país, o Benim, esse território pequeno da África, bem em frente do enorme Brasil, do outro lado desse riozinho chamado Oceano Atlântico, agora está pronto para enfrentar, ao seu lado, para enfrentar com o Brasil, o Brasil com toda sua grandeza, diversidade e potência, enfrentar o desafio de uma cooperação eficiente, sustentável, produtora de um desenvolvimento compartilhado", acrescentou.
No pronunciamento, Talon pontuou ainda que o Benim, como outros países africanos, venceu as fragilidades, vulnerabilidades e fraquezas estruturais, sendo, hoje, um grande país da África.
"A África está mudando. A África está mudando a sua imagem, apesar de algumas vulnerabilidades persistentes, apesar de algumas situações que continuam denegrindo a África e que fazem com que se ache que há risco de investir lá. No entanto, até onde sei, a África está mudando e Benim é exemplo disso, é esse Benim que está se abrindo hoje uma nova cooperação com o Brasil e que está convidando os investidores brasileiros a descobrir o Benim", disse.
"O povo de Benim, sem esquecer o passado doloroso que o une a América pela escravidão, virou a página dos rancores e hoje considera que a América, em especial o Brasil, devido a diversidade de suas origens, incluindo o Benim, uma riqueza. Em outros termos, para o Benim, também é uma riqueza o grande número de afrodescendentes brasileiros. Na nossa visão, todos os brasileiros afrodescendentes são beninenses e isso é uma riqueza para o Benim, para a África", finalizou.
O encontro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o presidente da República do Benim, Patrice Talon, em visita oficial a Brasília nesta quinta-feira (23), no Palácio do Planalto, em Brasília.
No encontro, os dois líderes trataram do estreitamento das relações bilaterais, assim como das do Brasil com o continente africano, e participaram de uma cerimônia de assinatura de atos. O presidente Lula ofereceu, ainda, um almoço em homenagem a Talon no Palácio Itamaraty.