• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Toni Morrison, primeira negra a ganhar o Nobel de Literatura, morre aos 88 anos
Mundo

Toni Morrison, primeira negra a ganhar o Nobel de Literatura, morre aos 88 anos

Além do Nobel, a escritora também recebeu diversas premiações ao longo da carreira

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

Toni Morrison, primeira negra a ganhar o Nobel de Literatura, morre aos 88 anos

Foto: REUTERS | Stephen Chernin

A escritora americana Toni Morrison morreu aos 88 anos, na segunda-feira (5), em Nova York. A morte foi divulgada nesta terça (6), pela editora que a representava e por sua família. Em comunicado, a família de Toni Morrison informou que a escritora "morreu após uma breve doença". 

Em 1993, Toni Morrison foi a primeira negra a ganhar o Nobel de Literatura após publicar diversas obras que descreviam as dificuldades enfrentadas pela comunidade negra nos Estados Unidos e abordar temas como racismo e situações de escravidão.

Entre as suas obras mais conhecidas estão: 'Canção de Salomão', 'Deus Ajude essa Criança', 'O olho mais azul' e 'Amada', no qual lhe rendeu um prêmio Pulitzer de ficção em 1988.

Além do Nobel, a escritora também recebeu diversas premiações como: Medalha Nacional de Humanidades (2000), Medalha Presidencial da Liberdade (2012) e Ivan Sandrof Lifetime Achievement Award (2014), um conjunto de prémios anuais atribuídos pelo National Book Critics Circle (NBCC) para promover as melhores obras críticas publicadas no Reino Unido.

No Twitter nesta terça-feira, o Nobel escreveu: "Toni Morrison, ganhadora de um prêmio Nobel, morreu aos 88 anos. Ela foi uma das forças literárias mais poderosas e influentes do nosso tempo."

A escritora foi casada com o arquiteto jamaicano Harold Morrison, com quem teve dois filhos. O casal se divorciou em 1964. A escritora deixa o filho Harold Ford Morrison e três netos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário