• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Torcedores do Botafogo flagrados fazendo gestos racistas em jogo contra o Palmeiras são indiciados
Brasil

Torcedores do Botafogo flagrados fazendo gestos racistas em jogo contra o Palmeiras são indiciados

Crime aconteceu em agosto, durante uma partida da Libertadores, no Rio de Janeiro

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Torcedores do Botafogo flagrados fazendo gestos racistas em jogo contra o Palmeiras são indiciados

Foto: Reprodução

A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) indiciou por racismo dois homens flagrados fazendo gestos racistas durante uma partida entre Botafogo e Palmeiras, no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro. 

O caso aconteceu no mês de agosto, durante um jogo da Libertadores. A decisão foi expedida na última terça-feira (29) e divulgada neste domingo (3).

Foram indiciados: o advogado Vinicius Ramos de Andrade e Silva, de 35 anos, e o empresário Adriano Santos de Souza Machado, de 38. Em depoimento na Decradi, Vinicius e Adriano negaram o crime.

No relatório final da Decradi, já encaminhado ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), a delegada Rita de Cássia Salim Tavares afirma que "as condutas investigadas no procedimento foram direcionadas de forma preconceituosa a um grupo de pessoas com base na cor". 

De acordo com a Decradi, "esse comportamento resulta em discriminação e constrangimento que afetam não só os indivíduos, mas também a sociedade, pois promovem divisão e o desrespeito e deve ser punido na forma da lei".

Em depoimento, Vinicius disse que “o gesto que fez batendo no braço e passando os dedos sobre a pele do braço se referia à garra e ao sangue do time pela vitória, sobretudo considerando o histórico recente de embates entre os dois clubes e entre os seus respectivos presidentes”.

Já Adriano afirmou que por “conta de um procedimento médico vem sofrendo apagões de memória” e que no dia do jogo estava bêbado. O empresário informou que do dia da partida só lembra de “flashes”, mas que o vídeo em que aparece fazendo os gestos “contém edições e cortes”.

Veja momento do crime:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário