Torneio internacional terá como ponto de chegada a cidade de Salvador
Competidores de regata sairão da cidade francesa de Le Havre à caminho de Salvador
Foto: Divulgação I Jacques Vabre
Começa neste domingo (27) a largada da 14ª edição da Transat Jacques Vabre, uma das maiores regatas transatlântica do mundo que está saindo da cidade francesa de Le Havre em direção a Salvador.
A competição, que reúne este ano o número recorde de 59 veleiros, irá cruzar o oceano Atlântico num percurso de 4.350 milhas náuticas, aproximadamente 8 mil quilômetros, com destino a capital baiana, onde os barcos estão previstos para chegar no dia 7 de novembro.
Segundo o secretário de turismo, Fausto Franco, a regata irá trazer uma grande visibilidade à capital, "com cerca de 70 jornalistas de vários países fazendo a cobertura, sem contar o grande número de profissionais estrangeiros envolvidos na realização da prova, que estarão na cidade durante vários dias".
Na edição deste ano haverá três categorias competindo: Class40, com 27 duplas; Muiti50, com três duplas, e Imoca, com 29 duplas. A lista mistura campeões, velejadores experientes, nova geração e amadores.
Os participantes são de diversas nacionalidades, como: suíços, alemães, belgas, britânicos, norte-americanos, irlandeses, finlandeses, italianos, turcos, japoneses, além dos próprios franceses que são a maioria no torneio.