Toyota lança Corolla elétrico a preço de Yaris na China
Modelo pode ter motor de 240cv e 600km de autonomia

A Toyota está lançando na China um sedã médio com motor elétrico fruto de sua parceria com a estatal FAW. O BZ3 já tem mais de 10.000 encomendas e tem preço inicial em torno de R$ 125 mil, suficiente para comprar um Yaris no mercado brasileiro.
Apresentado em agosto do ano passado só na segunda quinzena de abril é que a Toyota abriu o sistema de pré vendas para o mercado chinês.
Mas é cedo para dizer que se trata de um “sucessor” para o Corolla. O BZ3 usa uma plataforma derivada e feita a princípio somente para carros que sejam produzidos pela joint venture Toyota-FAW no mercado chinês. Seu nome é e-TNGA, mostrando o grau de parentesco com o Corolla que conhecemos.
A própria FAW tem um acordo com a gigante BYD e equipou o BZ3 com suas baterias Blade que são referência no mercado em autonomia.
Com 4,72m de comprimento, 2,88m de entre eixos e visual notchback com traseira mais curta o BZ3 guarda certa semelhança com o novo Prius. Tem motores elétricos de 180 ou 240cv e autonomia de 616km com capacidade de recuperar dos 20 aos 80% de capacidade em menos de meia hora no sistema de recarga rápida.
O BZ3 é produzido na nova fábrica de Tianjin, que fica em um importante porto chinês com acesso a vários mercados por navio. A unidade tem capacidade para produzir mais de 20.000 veículos por mês.