Trade turístico projeta alta ocupação hoteleira em Salvador durante a temporada de verão
Expectativa é de média de até 90%, com picos de 100% durante Réveillon e Carnaval
Foto: Reprodução/iStock/Ilustrativa
O trade turístico de Salvador antecipa uma temporada de verão promissora, projetando uma média de ocupação hoteleira de até 90% entre os meses de dezembro e fevereiro. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA) indica que a expectativa é atingir picos de 100% durante os aguardados eventos do Réveillon e do Carnaval.
A Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), estima uma média de 85% para o período, também com previsão de atingir 100% durante os grandes eventos. O presidente da Federação, Luciano Lopes, destaca o crescimento gradual na ocupação ao longo deste ano, informando que os hotéis da cidade alcançaram uma taxa de ocupação de 60% de janeiro a outubro de 2023, representando um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior.
Segundo Lopes, devido às festividades de fim de ano, à chegada da alta estação e ao Carnaval, a expectativa é que o setor hoteleiro na Bahia se aproxime dos níveis de ocupação observados antes da pandemia. Ele aponta o verão como o período mais aguardado pelos hoteleiros, com a previsão de uma média de 80% a 90% de ocupação, e picos de 100% durante o Réveillon e o Carnaval na maioria dos hotéis.
De acordo com o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura de Salvador, Gegê Magalhães, destaca que os números do primeiro semestre de 2023 superaram os registros do ano anterior em 5%, e o segundo semestre já iniciou quebrando recordes na ocupação hoteleira da cidade.
Magalhães também observa o aumento da demanda por aluguéis via Airbnb ou booking.com, ampliando a concorrência com o setor hoteleiro. Apesar disso, ele demonstra otimismo para os próximos três meses, considerados os mais fortes para o setor, destacando a expectativa de recordes de ocupação.
O presidente da ABIH-BA, Luciano Lopes, atribui o otimismo ao forte trabalho de comunicação do destino Salvador, incluindo o Road Show em parceria com a Prefeitura. Ele destaca a diversidade de atrativos que a cidade oferece aos turistas, como gastronomia, turismo religioso, praias e eventos culturais.